Outono

Foi muito boa a festa de Outono do Festival das 4 Estações.


Depois da recepção do Grupo de Cantares de Vermilhas em plena serra, acompanhámos o rebanho e seguimos pela paisagem magnífica que o Caramulo tem para oferecer.


No dia seguinte, os cogumelos foram o centro de todas as atenções.


Muitos curiosos, de olhos no chão, recolheram e identificaram uma enorme variedade destes fungos.
No fim, provaram e aprovaram.  


Dois dias intensos que fizeram muita gente feliz!


Comentários

  1. O mundo misterioso dos Cogumelos
    Têm crescido as dinâmicas para a sensibilização e informação desta temática, por isso agradeço a quem organizou o “FESTIVAL DAS 4 ESTAÇÕES”, `Câmara de Vouzela e à MONTIS.
    Como curioso, o mais importante era identificar os cogumelos para saber quais os comestíveis. Conhecer a espécie ou grupo de espécies a que pertence o cogumelo seria essencial para determinar a sua comestibilidade. Identificar claramente os cogumelos que se apanham e consomem. Não existe nenhum método "à priori" mas pelo, cheiro, cor, toque, tipo de fibra, etc. Podemos determinar a toxicidade de um cogumelo.
    Em caso de dúvida nunca correr riscos. Foi o melhor conselho.
    Os cogumelos têm um lugar cativo no imaginário coletivo das sociedades, desde as histórias de fadas e do Pai Natal com as suas renas, até à gastronomia gourmet.
    Palmilhamos as florestas onde os cogumelos se reproduzem e produzem por fungos onde encontram ótimo apoio ecológico, condição ideal para se reproduzirem, espécie fundamental para a conservação e manutenção dos ecossistemas. Estas condições diferem de espécie para espécie e estão relacionadas, principalmente, com o seu modo de nutrição, dependendo de outros seres vivos ou de matéria orgânica para obter a energia e os nutrientes de que necessitam, no solo, em troncos, restos vegetais e animais). Daí a diversidade.
    A recolha de dezenas de espécies espelha bem este Mundo Misteriosos dos Cogumelos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e esperamos vê-lo mais vezes nos nossos passeios, à volta de outros mistérios. É sempre gratificante quando as pessoas que participam nas actividades nos dizem que gostaram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário