Em Outubro há mais

No fim-de-semana de 28 e 29 de Julho, a MONTIS, com a ajuda da Sofia Spormann como monitora, recebeu no baldio de Carvalhais, S. Pedro do Sul, um grupo de 9 participantes,para o Voluntariado Académico, com o apoio do VpN - VO.U. pela Natureza, ao abrigo do Projeto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/000005).


Durante o sábado as atividades centraram-se na condução e apoio ao crecimento das plantações, sementeiras e da regeneração natural de carvalhos na área do 1º fogo controlado do baldio. Limparam-se os matos em volta de cada carvalho deixando-se em volta da àrvore de modo desafogar a àrvore diminuindo a competitividade a que está sujeita mas mantendo o mais possível as condições de humide e exposição do solo. Nos casos de regeneração natural foi ainda utilizada a técnica de "poda" sugerida por Carlos Aguiar em que beneficiada uma vara, torcendo as restantes para o solo, com o objectivo de potenciar o crescimento através de fenómenos de fototropismo positivo e gravitropismo negativo.


A título de exemplo, para os voluntários que ainda não conheciam técnicas de engenharia natural, foi colocada uma estrutura de correcção torrencial e retenção de sedimentos numa linha de água onde já existiam intervenções de engenharia natural feitas em acções de voluntariados anteriores.

No domingo, utilizando o acesso aberto durante o Campo de Trabalho Internacional, colocamos um tabuleiro de bolotas para os gaios dispersarem naturalmente pela propriedade e potenciarem naturalmente a sementeira do próximo Outono.


E finalizamos o fim-de-semana com a actividade de ciência cidadã em que através de guias de campo, binóculos e com as novas aplicações que existem hoje em dia (ex.:  INaturalist) foram-se identificando as espécies que iam sendo encontradas. Entre outras, foi possível identificar: Cistus salviifolius (Estevinha), Camponotus cruentatus (Formiga), Gobiesox maeandricus (Northern Clingfish)Ebony jewelwing (libelinha) e Osmunda regalis (feto real).


Após o trabalho estar concluído, aproveitamos para dar a conhecer aos participantes um poço perto do local. Claro está, com direito a mergulho.


Em Outubro (início do ano lectivo universitário), voltaremos aos Voluntariados Académicos. Para já, poderão usufruir do Voluntariado Mensal na Cerdeirinha e/ou do voluntariado Mensal no Freixo do Meio. 
Para mais informações contacte: montisacn@gmail.com 


Comentários