Sábado, vamos conhecer a Cerdeirinha?

Este mês o voluntariado mensal será sábado dia 11 de Agosto, na Cerdeirinha, em Valadares, São Pedro do Sul, na nova propriedade sob gestão da MONTIS. Esta propriedade ardeu em 2017, num fogo pouco intenso, e está actualmente em recuperação.


Esta será a primeira acção de gestão na Cerdeirinha. Será uma boa oportunidade para conhecer o ponto de partida para a gestão que a Montis irá fazer e lançar a discussão sobre o modelo de gestão a adoptar.
O voluntariado será focado no apoio à regeneração natural, nomeadamente dos carvalhos, estimulando-se o seu desenvolvimento rápido de forma a obter ensombramento rapidamente para melhorar a gestão passiva dos matos. Para além disto será ainda feita a manutenção de alguns acessos de forma a que se vão criando condições de circulação no interior da propriedade.
Haverá ainda oportunidade para instalar um tabuleiro para gaios, que terá como função disponibilizar bolota para que os gaios possam ajudar a regeneração natural dos carvalhos, acelerando-se assim os processos naturais.





O ponto de encontro será às 10:00 ao lado da Igreja de Valadares (40°45'25.2"N 8°12'00.9"W). Após, poderá encontrar-nos na propriedade (40°45'25.00"N; 8°11'19.87"W).


A equipa da Montis estará seguramente no terreno entre as 10h00 e as 17h00, dando flexibilidade aos voluntários para chegarem mais tarde ou irem embora mais cedo.

Asseguramos um almoço ligeiro a todos os voluntários, equipamento de trabalho, seguro e apoio durante todo o dia.

Inscrições através de 
montisacn@gmail.com ou 232 774 040 (necessário nome completo, nº de cartão de cidadão e data de nascimento para efeitos de seguro e um contacto).

Comentários