Evolução da Paisagem

Através de ortofotos extraídas do Google Earth, é possível fazermos uma avaliação da evolução da paisagem, de uma maneira muito sucinta, com alguma credibilidade.
Neste caso, vamos avaliar o comportamento desta, entre os anos 2009 e 2018 nas propriedades de Dumação (à esquerda) e Cabrieira (à direita), em Carvalhal de Vermilhas.

 Março de 2009

Em 2009 vemos um carvalhal desenvolvido no exterior da propriedade de Cabrieira, sendo que alguns estão distribuídos pelas orlas dos campos.
Na propriedade de Dumação é possível ver pelo seu verde vivo, um pequeno aglomerado de carvalhos a sul, e nos limites a norte e este.


Junho de 2013

Devido à floração amarela das giestas, percebemos que do lado esquerdo da principal linha de água que limita Cabrieira, e em Dumação, temos um giestal que domina a paisagem, enquanto que ao lado direito temos um Carvalhal em desenvolvimento.


Agosto de 2017 

Uns meses antes do fogo de 2017, mais propriamente em Agosto, consegue-se ver que o carvalhal  está completamente instalado na propriedade de Cabrieira e que este já se encontrava com um nível de desenvolvimento bastante elevado.
Do mesmo modo, em Dumação constata-se que o pequeno núcleo a sul que se verificava na ortofoto de 2009, se começava a propagar pelo resto da propriedade.


Junho de 2018 

Com o grande incêndio de 2017, é evidente que o carvalhal que se encontrava com algum vigor, ardeu na sua maioria, tendo resistido com mais eficácia a vegetação que se encontra nas  linhas de água e zonas húmidas.
Na consequência do forte incêndio, ficaram visíveis os afloramentos rochosos e muros de pedra presentes em quase toda a propriedade de Cabrieira.


Agosto de 2019

Quase dois anos após o incêndio de 2017, conseguimos perceber que a vegetação ripícola nos limites da propriedade é a primeira a crescer, e com rapidez. 
Também é perceptível a instalação de matos, mais nomeadamente giestas, e ainda a regeneração por toiça dos carvalhos a norte de Cabrieira e ainda do núcleo a sul de Dumação.

A nossa principal ação em ambas as propriedades mantém-se, sendo ela a condução da regeneração natural do carvalhal que anteriormente estava instalado.

Até breve!
João Soares

Comentários