Baldio de Carvalhais

O terreno (40º48’30,51’’N; 8º07’29,15’’O) localiza-se na vertente sul da Serra da Arada, União de Freguesias de Carvalhais e Candal, S. Pedro do Sul, e compreende uma área de 100 hectares.
 

Durante 2016 foi feita uma campanha de crowdfunding “E tu e eu o que temos que fazer” para financiar um programa de voluntariado e formação que desse início à gestão da propriedade.

Esquema presente na campanha de Crowdfunding

Em Julho de 2016, os sapadores florestais da freguesia de Carvalhais prepararam parte do terreno do baldio de Carvalhais, para a parte prática da oficina de engenharia natural que foi cancelada por razões meteorológicas (a única ação, até hoje, que a Montis cancelou por esta razão). Nessa intervenção, os sapadores abriram uma clareira nas proximidades da área onde plantaram alguns carvalhos e outras espécies autóctones. Não sendo esta uma intervenção típica da gestão que a Montis tem feito, o pequeno núcleo de carvalhos assim criado tem vindo a ser gerido na esperança de que possa vir a ser mais uma descontinuidade de uso e uma fonte de bolota para a recuperação do resto dos cem hectares sob gestão da Montis.


Foram também desencadeados contactos que permitissem financiar algumas ações técnicas de gestão, em especial um fogo controlado que lançasse as bases para uma recuperação da vegetação com menor risco de fogo que o que está associado à dinâmica do giestal alto que caracteriza o terreno.

Foi ainda revisto o acordo de gestão inicial para incluir o ICNF e permitir o apoio de gestão por parte da ACHLI (Associação para a Conservação do Habitat do Lobo Ibérico).

Até à data foram realizadas duas oficinas de Engenharia Natural em Janeiro de 2017, e uma segunda a 22 e 23 de Abril de 2017. Estas oficinas, previstas na última campanha de crowdfunding, visam não só formar os seus participantes e a equipa técnica da Montis, mas também promover a retenção de solo e humidade. Pretende-se apoiar uma gestão de fogo compatível com a recuperação de matas ripícolas e carvalhais, que irão permitir controlar o crescimento de matos.


Em Fevereiro de 2017, foi realizado um fogo controlado neste terreno, em cerca de 20 hectares, destinado a eliminar combustíveis finos em área de matos com baixa regeneração natural de árvores. Esta intervenção permite uma gestão em mosaico e intervenções de retenção de sedimentos, e de reforço da presença de espécies que possam garantir mais alimento ao longo do ano para a avifauna e outros grupos de fauna, ao mesmo tempo que se recuperam as matas das zonas côncavas para criar um sistema de abrigos para a população de corço que está a ser instalada na região pela ACHLI.

Linha de fogo atuando nos os combustíveis finos.
Foi ainda feito um fim-de-semana de voluntariado, no fim de Abril de 2017, com a Associação Plantar uma Árvore e um Campo de Trabalho Internacional com a duração de 7 dias, em Julho de 2017. Os restantes fins-de-semana voluntários previstos na campanha de crowdfunding ocorrerão a 7 e 8 de Outubro e a 1, 2 e 3 de Dezembro.



De forma menos estruturada e mais informal, e na sequência dos pareceres do ICNF sobre o fogo controlado, está também a fazer-se uma intervenção de aproveitamento da regeneração de pinhal com o objectivo de iniciar a resinagem o mais cedo possível, como contribuição para uma maior capacidade de gestão, e uma intervenção que crie um mosaico mais diversificado e com maior diversidade de nichos ecológicos.


Comentários