Costa Bacelo e Vieiro

O terreno de Costa Bacelo (40º55’52,41’’N; 8º10’25,05’’O) localiza-se no vale do rio Paiva (foz do Paivô), concelho de Arouca, e compreende uma área de 23,9 hectares.

Galeria ripicola após incêndio de 2016

O terreno de Vieiro (40º54’18,42’’ N; 8º06’51,01’’O) localiza-se no vale do rio Deilão, concelho de S. Pedro do Sul, e compreende uma área de 25,9 hectares.

Vieiro - Livrarias

Ambos as propriedades resultam de um acordo de gestão com a Altri Florestal para uma gestão de valores naturais e ativa da biodiversidade existente nos prédios.

Estes terrenos foram afectados pelos incêndios de Agosto de 2016, no entanto as galerias ripícolas foram muito pouco afectadas pelo fogo.


Costa Bacelo - Antes do incêndio de 2016.

Costa Bacelo - Após o incêndio de 2016.
A área de encosta no terreno de Costa Bacelo antes do incêndio apresentava uma ocupação predominante de Medronheiro (Arbutus Unedo), o qual se irá gradualmente recuperar através de regeneração natural.


Nas visitas às propriedades no pós-fogo foram identificados vários núcleos de espécies invasoras que serão intervencionados. Atualmente, através de jornadas de campo dos técnicos da Montis, foi efetuada uma primeira intervenção de controlo de invasoras, claramente a primeira prioridade de intervenção pós-fogo.

Costa Bacelo - Intervenção na recuperação da galeria ripícola.
Vieiro - Germinação de Háquea-picante

Espera-se que este esforço de baixa intensidade, mas com continuidade, traga resultados de gestão palpáveis para o terreno de Costa Bacelo, estando ainda em avaliação a forma de intervenção no outro terreno.

Vieiro - Libelinha-azul

Comentários