Outubro 2017

Outubro 2017

Caros sócios e outros interessados,

Neste momento, a Montis tem 319 sócios.

A Montis está num processo de transição da sua fase inicial para uma fase de maturidade, em que os recursos profissionais que temos são escassos para o que é preciso fazer, mas em que, em contrapartida, os nossos projectos estão a adquirir maior visibilidade e a começar a interessar a comunidade científica.

Neste momento temos connosco dois estagiários, o Luis Maurer e o Miguel Martins.

O Luís vem da Alemanha, para estar connosco um mês e meio a dois meses, a trabalhar em gestão florestal, procurando aprender sobre riscos naturais, incluindo gestão do fogo. Paralelamente trouxe uma ideia que estamos já a experimentar e que servirá de base ao próximo crowdfunding da Montis, a lançar entre a última semana de Novembro e o dia 15 de Dezembro e de que falamos mais abaixo.

O Miguel vem da Universidade de Aveiro, para estar connosco oito meses, a trabalhar na relação entre a gestão que os proprietários fazem das suas propriedades e a conservação dos valores naturais, e irá centrar a sua actividade na área do Parque Natural Local Vouga Caramulo.

O crowdfunding que estamos a preparar precisa das opiniões e das ideias de quem possa e queira dizer qualquer coisa, por isso iremos fazer circular informação pelos sócios, quando houver. A ideia central é aproveitar o ensaio que o Luis vai fazer (está iniciado no carvalhal de Vermilhas e no baldio de Carvalhais), trazendo uma técnica de sementeira de carvalhos que tira partido do comportamento dos gaios. Os gaios guardam alimentos, tanto quanto podem, enterrando-os. Como depois de esquecem de alguns, isso tem um efeito de sementeira relevante. O princípio da técnica é disponibilizar muitas bolotas, em tabuleiros a que os ratos e outros animais não consigam aceder, favorecendo o acesso dos gaios. O ensaio faz-se este ano, com dois tabuleiros, mas o crowdfunding, de pequena dimensão (o orçamento não está fechado, mas andará pelos dois ou três mil euros, no máximo) servirá para financiar o uso da técnica na generalidade dos terrenos geridos pela Montis. Agradecíamos sugestões para definir o nome da campanha (para já, está ainda em “Ajude um gaio a semear para a Montis”, o que não é grande coisa, mas gostaríamos que os gaios, as bolotas e a Montis estivessem no nome e que fosse apelativo sem o tornar muito comprido), a estrutura de recompensas, o conteúdo da campanha, etc.

O Zé Miguel, um dos nossos sócios, investigador na Alemanha, esteve no início deste mês no baldio de Carvalhais. Tenciona usar esta área na sua investigação, tirando partido da possibilidade de contar com uma estabilidade (e previsibilidade) de gestão que lhe permita avaliar relações entre a gestão da água e a recuperação de sistemas naturais. Era bom que mais sócios que têm actividades relacionadas com a gestão do território, ou não, pudessem pensar na Montis como um parceiro fiável para o que querem fazer. Não são necessariamente actividades de investigação, podem ser de outro tipo e, se não tiverem a certeza de que é possível articular esforços, não tenham problema em perguntar, é assim que às vezes descobrimos oportunidades em que nunca tínhamos pensado.

Como exemplo de outro tipo de ajudas que nos podem ser úteis, procuramos uma solução em part-time para reforçar a comunicação da Montis, e pode ser que alguém conheça uma pessoa, ou uma organização (nós sabemos que as agências de comunicação têm uma lógica de responsabilidade social que pode não coincidir com o que temos para dar em troca, mas não queremos desistir antes de tentar), que queira avaliar as nossas necessidades e os recursos disponíveis para nos apresentar uma solução que sirva a todos.

Nos próximos tempos talvez tenhamos de ser um bocadinho mais chatos, quer por causa do crowdfunding, quer porque há projectos a decorrer que implicam alguns inquéritos que nos ajudarão a pensar para o futuro. Pedimos desculpa por isso, mas não vai ser possível concentrar tudo nesta carta mensal.


Próximas actividades

Sábado, dia 14 de Outubro, regressam os Passeios do Fogo. Com inicio às 14:00 h, na freguesia de Deilão, concelho de São Pedro do Sul.O nosso guia será Henk Feith, gestor florestal e membro do Conselho de Administração da AFOCELCA. O passeio passará também pela propriedade do Vieiro, uma área de 25 ha, gerida pela Montis e afetada pelo fogo de 2016.

No dia 28 de Outubro teremos o passeio mensal da Montis, num passeio dedicado à castanha. O passeio será em Alhões, Cinfães, onde poderemos explorar um pouco da Serra de Montemuro e no final, conviver com umas castanhas assadas.

Já no mês de Novembro, o voluntariado mensal da Montis regressa à sua normalidade, decorrendo no 2º sábado do mês (11 de Novembro).

No dia 17 de Novembro, inserido no projeto LIFE ELCN, decorrerá um colóquio com o tema de  "Conservação Privada da Natureza em Portugal". O colóquio será na cidade de Aveiro.

Os dias seguintes ao colóquio, 18 e 19, serão dedicados à reflorestação no Baldio de Carvalhais. Ao longo de um fim de semana voluntário, iremos plantar várias árvores autóctones, na área intervencionada por fogo controlado no passado mês de Fevereiro.

Por fim, no dia 25 de Novembro, haverá o Passeio dos Cogumelos, com o Jorge Abílio, onde iremos ao longo do percurso recolhendo cogumelos que surjam e no fim, fazer a sua prova. 

O que tem acontecido por cá

O mês iniciou-se com um passeio da Lua Cheia, no topo da Serra da Arada. Dia 2, numa caminhada que se iniciou com o por do sol, terminou-se com uma bela merenda em pleno Portal do Inferno, sob o luar.

No dia 9 de Setembro, o voluntariado mensal foi dedicado ao controlo das mimosas que preenchem a quase totalidade do Baldio da Granja, na freguesia de Valadares. Através de intervenções esporádicas é já possível ver resultados, incluindo alguns carvalhos que se desenvolvem no interior do acacial.

No dia seguinte (10), o rumo foi Vermilhas, para o Dia no Carvalhal. Se pela manhã percorremos a propriedade da Montis e observámos as suas transformações, a tarde foi dedicada a explorar a área circundante, com várias áreas agrícolas, algumas já ocupadas por carvalhos devido ao seu abandono.

Numa lógica de trabalho em rede e partilha de conhecimentos e experiências, no dia 16, a equipa da Montis esteve em Sintra, aprendendo e participando numa intervenção de voluntariado da Plantar 1 Árvore. 

Nos dias 5 a 8 de Outubro, decorreu o fim de semana voluntário no Baldio de Carvalhais. Com várias intervenções dedicadas ao incremento de semente (recolha de bolota, sementeira directa), técnicas de engenharia natural e a instalação de um tabuleiro para os Gaios, suavemente, caminhamos em direção certa. 


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as nossas actividades ou iniciativas contacte-nos através de montisacn@gmail.com ou do número 926277545 (Luís Lopes).

Podem também consultar o nosso blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), onde actualizamos frequentemente todas as informações.

Bolsa de boleias - Para todas as actividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se precisarem ou tiverem lugares disponíveis digam-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

As a result of Montis involvement in networking, an agreement was established with MossyEarth, which will support some management of Montis’ properties and a LIFE application entitled LIFE ESCAPE - VOLUNTEER with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense, aiming to develop a national network of environmental voluntary was submitted, along with national partners

On the 2nd of September, we will have a night hike, this time in Arada Mountain.
Our volunteer day will be take place on the 9th of Setember in our property in Granja, Valadares, where we will ring-bark mimosas. On the following day we will have our Day in the Oak Groove. We will spend the day at Vermilhas and we will have time to evaluate the state of the property and the results of our interventions and also to relax and enjoy our Oak Grove and its surroundings.
On the morning of the 16th of September, Montis invites everyone to come and visit the work done by our partner Plantar 1 Árvore in Peninha, Natural Park of Sintra-Cascais.


In October, the Voluntary weekends return (7th and 8th of October), being dedicated to plant some trees in Carvalhais common land. As the 5th is a holiday, we can extend the weekend to the 5th and the 6th. On the 14th, there will be a Fire Walk, guided by Henk Feith, in Deilão, São Pedro do Sul. On the 28th, the monthly walk will be dedicated to chestnuts, in Montemuro Montain.

Once again, we remind all of you that there are other ways of being a Montis volunteer. If you’re not able to join our activities, but still want to help us, we are receptive to anyone’s help and knowledge. If you have any suggestion on how we could improve our communication, or have new ideas about things we could do, let us know.

On the 12th of August, Montis' volunteer program took place in Vermilhas, together with the Night in the Oak Grove. On the same day, Montis was present in an environment seminar, organized by Carregal Positivo. Unfortunatly, the monthly walk predicted to 19th was canceled due to the prohibition of hiking in forest spaces.

For more information contact us via montiacn@gmail.com or +351 926277545 (Luís), or check our blog and Facebook page.
Não deseja receber os nossos emails? REMOVER

Montis - Associação de Conservação da Natureza
Av. João de Melo, nº23
3670-231 Vouzela, Portugal

montisacn@gmail.com

Copyright © *|2017|* *|Montis - Associação de Conservação da Natureza|*, All rights reserved.

Comentários