Para finalizar o seu mês, a MONTIS propõe-lhe o nosso Passeio Mensal. Será no dia 31 de Março, no Baldio da Alvadia, em Ribeira de Pena, Vila Real.
Nesta visita os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer um dos outros vencedores do Prémio ICNF – Fundo Ambiental (prémio também atribuído à Associação Montis).
Os Baldios da Freguesia de Alvadia têm vindo a explorar oportunidades de gestão que permitam reverter o quadro actual de degradação da paisagem, em muito devido aos grandes incêndios de Verão, que ocorrem em condições extremas.
A estratégia para requalificação do seu território, passa pela adopção de uma gestão integrada que concilie os interesses económicos da população com a preservação dos seus valores naturais, atribuindo um papel central a desempenhar pela comunidade, que ao longo dos tempos assumiu naturalmente a tarefa de conservação. Para o efeito, procuram estimular e valorizar práticas tradicionais benéficas para o ambiente, incorporando inovação, que deverá obrigatoriamente passar pela fixação no local de pessoas altamente qualificadas, numa óptica de distribuição de conhecimento pelo território.
Inspirado pelo trabalho da Montis, está em curso um plano de fogo controlado ambicioso, visando o triplo objectivo de "Gestão de Combustível", "Faixas de Gestão de Combustível" e "Execução orientada à retenção de sedimentos". As várias medidas têm vindo a ser discutidas entre a comunidade, nomeadamente pastores, caçadores e agricultores e outras comunidades vizinhas, procurando-se granjear consensos e apurar procedimentos de modo a errar o mínimo possível.
É ainda aqui apresentada a dependência entre conservação da natureza e desenvolvimento rural sustentável, apontando-se alguns caminhos concretos a tomar. Sendo os Baldios da Freguesia de Alvadia pastoreados por aproximadamente 1800 cabras e 300 vacas, de raça autóctone Bravia e Maronesa, respectivamente, detentores de um património natural e paisagístico de excelência, há imensas oportunidades a explorar.
No Passeio Mensal de 31 de Março que se prevê de baixa dificuldade, haverá oportunidade de ver esta realidade in loco, discutir/questionar/compreender melhor as práticas locais, contribuir para o diagnóstico e soluções dos problemas do mundo rural assim como apreciar a paisagem da nossa serra do Alvão, sempre num ambiente descontraído.
Para inscrições ou mais informações pode contactar a Montis através do contacto telefónico: 232774040 ou enviar um e-mail para montisacn@gmail.com.
Comentários
Enviar um comentário