Na manhã deste sábado, dia 11 de Março, a MONTIS organizou mais um voluntariado, desta vez na propriedade da Malveira, perto de Lisboa.
Contámos com 16 participantes e foi possível plantarmos todos juntos 73 plantas nativas, entre carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber) e carvalho-cerquinho (Quercus faginea). Esta ação de plantação faz parte de uma estratégia de recuperação da propriedade, atualmente bastante degradada e caracterizada pela presença de diversas espécies invasoras, como a acácia (Acacia sp.). Por isso, para além da plantação, esta ação de voluntariado teve também como objetivo o controlo da acácia, tendo sido possível descascar mais de duas dezenas de acácias.
Fomos ainda brindados com a boa notícia de que o inseto-australiano-formador-de-espigas (Trichilogaster acaciaelongifoliae), libertado com o objetivo de controlar a dispersão da Acácia-de-espigas (Acacia longifolia), já chegou até à propriedade da MONTIS. Para já, vamos continuar a acompanhar a evolução deste agente controlador e ajudá-lo com mais ações de descasque de acácias, já que este insecto afeta apenas a acácia-de-espigas.
Alguns voluntários a plantar. |
Acácias descascadas |
Lanche no final dos trabalhos. |
Convívio entre todos os voluntários, técnicos e elementos da direção. |
Hoje demos mais um passo em direção à recuperação de um espaço natural tendo em vista o restabelecimento das funções ecológicas do local e incremento da biodiversidade e por isso agradecemos a todos os presentes!
Continue a acompanhar o trabalho nesta e nas outras propriedades geridas pela MONTIS. Se quiser fazer parte, poderá contactar a MONTIS através do e-mail (montisacn@gmail.com) ou das redes sociais.
Inês Pereira
Comentários
Enviar um comentário