Nos dias 22 e 23 de julho, vamos realizar em Cabril, Pampilhosa da Serra, uma oficina de avifauna onde poderá aprender sobre as aves da região e como as identificar. A oficina irá abordar as várias técnicas de identificação e estudo das aves, incluindo anilhagem científica, com o formador Paulo Tenreiro.
Esta será uma oportunidade de se aproximar do mundo natural e compreender a importância das migrações e da preservação e conservação dos habitats usados pelas aves. Não perca!
Programa:
Dia 22 de julho:
14h - receção dos participantes e início da componente teórica
18h - passeio de identificação de aves e bioblitz
Dia 23 de julho:
7h30 - sessão de anilhagem
10h30 - passeio de identificação de aves
12h30 - merenda junto à albufeira (com possibilidade de dar uns mergulhos para refrescar)
À tarde - passeio de identificação de aves (dependente de temperaturas amenas, de forma a garantir que as aves estarão ativas).
O primeiro dia da oficina começa com uma sessão teórica, às 14h. Serão abordados temas como as espécies da região, a sua ecologia e identificação, e o papel da anilhagem científica no estudo das aves. A sessão teórica terá lugar na Liga de Melhoramentos de Cabril (40°05'28.1"N 7°52'52.7"W). Se levar o seu carro, aconselhamos a estacionar junto à Igreja Paroquial de Cabril (40°05'21.6"N 7°52'44.0"W).
Toda a componente prática será junto ao rio Unhais, dando a oportunidade de observar em pormenor as aves que habitam junto à galeria ripícola. Para além da anilhagem científica, irá aprender a identificar aves através dos sons e com recurso a binóculos, em passeios de identificação.
A oficina tem um custo de 5 € para sócios da MONTIS e 10 € para não sócios. O pagamento é feito no ato da inscrição e poderá inscrever-se até às 12h do dia 20 de julho. A oficina só se realizará com um mínimo de 5 inscritos.
Hora de encontro: 14h00
Ponto de encontro: Liga de Melhoramentos de Cabril (40°05'28.1"N 7°52'52.7"W).
As inscrições devem ser feitas para o e-mail montis.atividades@gmail.com ou por telefone: 232 774 040 / 925 840 014
A inscrição inclui a participação na oficina com acompanhamento técnico, a merenda no dia 23 de julho, seguro, ferramentas de anilhagem e disponibilizamos guias de aves durante a atividade. Aconselhamos os participantes a trazerem garrafa de água, chapéu, protetor solar, calçado confortável, fato de banho, bloco de notas e binóculos (mediante pedido prévio, a MONTIS poderá disponibilizar binóculos).
No dia 22 de julho, haverá da parte da manhã uma sessão de anilhagem científica aberta ao público. Se quiser participar, veja aqui para mais informações.
Comentários
Enviar um comentário