Plantação em Covões

No passado sábado, dia 9 de dezembro, estava planeado um voluntariado mensal na propriedade de Covões, na Pampilhosa da Serra. Infelizmente não tivemos inscritos para esta atividade, no entanto, compensámos a falta de atividade com um dia de campo da equipa técnica e da Léa (voluntária Parcours le Monde).

Assim, durante o dia 11, estivemos em Covões a dar seguimento ao plano de trabalhos para a reconversão do eucaliptal numa mata biodiversa, simultaneamente trabalhando para alcançar os objetivos estabelecidos pelo protocolo com a 1% for the Planet France / Caudalie, que prevê a plantação de 11 765 árvores na época 2023/2024.

Aproveitando as paliçadas construídas em agosto durante o CTI, começámos a plantar no solo que lentamente se vai acumulando pela retenção de sedimentos que estas barreiras de engenharia natural proporcionam.

Durante este dia, plantámos um total de 60 plantas, das quais 34 sobreiros e 26 medronheiros. Usámos protetores nestas plantações na expectativa que estes ajudem a taxa de sobrevivência destas plantas.

Em simultâneo com as plantações aproveitámos para ir controlando a regeneração dos eucaliptos através do arranque da rebentação. Como esta rebentação ainda é jovem, é fácil fazer o controlo manual e arrancar as novas varas, permitindo controlar uma área grande com pouco esforço e poucos recursos humanos.

Comentários

  1. Muito bom forçapena não há gente para trabalhar com tantos sem fazer nada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário