Mãos às Acácias na Quinta das Lamas

No passado dia 7 de maio, realizámos, na Quinta das Lamas, mais uma atividade de Ciência Viva, com os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Vouzela, e desta vez também com voluntários da MONTIS. Esta atividade foi enquadrada na Semana Sobre Espécies Invasoras (SEI).

Começámos por caminhar até à propriedade através da ecovia, onde aproveitámos para observar espécies locais que iam aparecendo pelo caminho e apreciar a paisagem, agora em plena primavera pintada de amarelo, nas montanhas da envolvente.

Chegados à quinta, falámos sobre o que são espécies invasoras e o seu impacto na floresta autóctone e biodiversidade local, e como aprender a identificar as árvores do género Acacia.

De seguida, com a ajuda dos voluntários da MONTIS - Hoël, Lara, Laurine, Lucie, Réï, Sandra e Yoann - fizemos o controlo de acácias de médio e grande porte, neste caso acácias-austrália (Acacia melanoxylon), através do descasque, uma vez que este tem sido o método de controlo que se tem mostrado mais eficiente na propriedade. 

Os alunos focaram-se em puxar as cascas dos troncos, após os adultos (voluntários da MONTIS e professores) fazerem o anel para destacar a casca, com auxílio de navalhas, serrotes e podoas.

Voluntário Réï a demonstrar como se faz o anel

 
Professores e alunos a fazerem o descascamento

Descasque de acácia-austrália de grande porte

Agradecemos aos 11 alunos por dedicarem esta tarde voluntária à conservação da natureza, aos professores António Campos, Fátima Rodrigues e Felisbela Ferreira e, claro, aos voluntários da MONTIS.

Comentários