A MONTIS está a contratar (M/F)

A MONTIS, Associação para a Gestão e Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e que opera a nível nacional. Tem sede em Vouzela, distrito de Viseu, foi criada no dia 21 de março de 2014 e tem como objetivo central gerir territórios com relevância para a conservação dos valores naturais.

Iniciou as suas atividades de gestão do território nas serras da Arada e Caramulo, e atualmente a área gerida ascende a cerca de 300 ha, localizados nos concelhos de Águeda, Arouca, Covilhã, Malveira, Pampilhosa da Serra, Peniche, São Pedro do Sul e Vouzela.

A MONTIS pretende contratar técnico(s) destinados a integrar e completar as valências de que já dispõe na equipa técnica, com dois perfis diferenciados.

Perfil 1 – Técnico/a “sénior” de conservação da natureza

Técnico/a de conservação da natureza, para trabalhar a tempo inteiro, com espírito de liderança, polivalente e com grande capacidade de adaptação a várias funções, incluindo o fomento do trabalho em equipa de técnicos e voluntários.

A/o candidata/o a contratar deverá ter formação superior e experiência profissional, superior a 5 anos em áreas relacionadas com a conservação da biodiversidade e ecossistemas florestais.

O/a candidato/a deverá ter capacidade de estruturar e elaborar relatórios de gestão e planos de ação das propriedades geridas pela MONTIS, de estruturar e preparar candidaturas a financiamentos, e de estruturar e organizar informação produzida pela equipa, por exemplo relacionada com as intervenções no terreno e ter facilidade de leitura e análise de cartografia e domínio do GoogleEarth. O domínio de ferramentas SIG será valorizado.

Deverá ainda ter carta de condução e computador portátil (possuir viatura própria poderá ser uma vantagem).

Tarefas a desenvolver

·        Apoio na gestão de áreas naturais, incluindo na definição e elaboração de planos de gestão de propriedades e/ou de áreas florestais, preparação, elaboração e relato de tarefas de trabalho prático no terreno.

·        Estruturação e elaboração de candidaturas, propostas e protocolos, nacionais e/ou internacionais, incluindo em parceria com outras entidades também nacionais e/ou internacionais.

·        Comunicação: contactos com parceiros (existentes ou potenciais), realização de apresentações recolhendo outros contributos, comunicação das atividades, gestão de redes sociais e website, etc..

·        Participação na organização de passeios, ações de voluntariado, colóquios e outras atividades.

Outros requisitos preferenciais

·        Experiência e gosto no trabalho de campo.

·        Disponibilidade para trabalhar aos fins de semana.

·        Domínio de ferramentas de comunicação (Facebook, Instagram, blog, Instagram, wordpress, etc.).

·        Bons conhecimentos de inglês escrito e falado. O conhecimento de francês falado poderá ser uma vantagem.

·        Responsabilidade e boa capacidade de comunicação.

·        Motivação, dinamismo e espírito de iniciativa.

·        Autonomia.

Local de trabalho

Vouzela (sede), com as deslocações necessárias às propriedades geridas pela MONTIS nos concelhos de Vouzela, São Pedro do Sul, Arouca, Covilhã, Mafra, Pampilhosa da Serra, Peniche e, quando necessário, outros locais.

O que oferecemos

A remuneração será definida a partir da proposta apresentada, sendo um dos critérios de escolha para a contratação, tendo em atenção o conjunto de remunerações que existem/têm existido na MONTIS, a que acresce o subsídio de alimentação e seguro de trabalho.

Escritório em Vouzela para desenvolver o trabalho, e a possibilidade de utilização da viatura todo o terreno no acesso às propriedades.

Poderá ainda contar com o apoio técnico dos restantes técnicos da MONTIS, atualmente três e, sobretudo, dos membros da Direção, na nossa perspetiva e vontade de fazer mais e melhor e a possibilidade de fazer crescer a associação e também os que nela trabalham.

E vai ter a oportunidade de representar e ajudar a alcançar os objetivos de uma organização única e ambiciosa na conservação da biodiversidade em Portugal.

Perfil 2 – Apoio técnico-administrativo

Técnico/a administrativo, para trabalhar a meio tempo, com espírito de liderança, polivalente e com grande capacidade de adaptação a várias funções, incluindo a articulação entre a equipa de técnicos, parceiros e a empresa de contabilidade.

A/o candidata/o a contratar deverá ter formação e experiência profissional, superior a 5 anos em áreas relacionadas com a componente administrativa.

O/a candidato/a deverá ter capacidade de organizar a faturação da MONTIS, processar vencimentos e pagamentos mensais e assegurar a resposta a correspondência eletrónica.

Deverá ainda ter computador pessoal.

Tarefas a desenvolver

·        Organizar a faturação e a emissão de recibos da MONTIS e o correspondente ficheiro SAFT e pasta para a contabilidade, bem como mapas de previsão de despesas e de controlo orçamental.

·        Processar os pagamentos à Segurança Social, IRS, vencimentos, e enviar para a Direção os pedidos de pagamentos, incluindo outras faturas.

·        Dar resposta (e/ou seguimento) a e-mails e preparar mails solicitados pela Direção.

·        Preparar, com o apoio da equipa e Direção, os Relatórios e Contas, Orçamentos e outros documentos para a Assembleia Geral

·        Apoiar o estabelecimento de contactos com parceiros (existentes ou potenciais), a divulgação das atividades e eventos (contactos, inscrições, seguros, criação de formulários), bem como a gestão de redes sociais e website, etc..

Outros requisitos preferenciais

·       Conhecimentos sobre a dinâmica de processos relacionados com a área da conservação da natureza. 

·       Domínio de ferramentas de comunicação (Facebook, Instagram, blog, Instagram, wordpress, etc.).

·        Bons conhecimentos de inglês escrito e falado. O conhecimento de francês falado poderá ser uma vantagem.

·        Responsabilidade e boa capacidade de comunicação.

·        Motivação, dinamismo e espírito de iniciativa.

·        Autonomia.

Local de trabalho

O trabalho poderá ser realizado de forma remota, mas deverá incluir uma deslocação por mês a Vouzela (sede), prever dois dias mês, para encerramento dos dossiers para apresentar à contabilidade, e eventualmente três ou quatro no início/meio do mês de março para preparação dos documentos da Assembleia Geral em articulação com a empresa de contabilidade.

O que oferecemos

A remuneração será definida a partir da proposta apresentada, sendo um dos critérios de escolha para a contratação, tendo em atenção o conjunto de remunerações que existem/têm existido na MONTIS, a que acresce o subsídio de alimentação e seguro de trabalho.

Escritório em Vouzela para desenvolver o trabalho, sempre que necessário.

Poderá ainda contar com o apoio técnico dos restantes técnicos da MONTIS, atualmente três e dos membros da Direção, na nossa perspetiva e vontade de fazer mais e melhor e a possibilidade de fazer crescer a associação e também os que nela trabalham.

E vai ter a oportunidade de representar e ajudar a alcançar os objetivos de uma organização única e ambiciosa na conservação da biodiversidade em Portugal.

Processo de candidatura

Os interessados devem enviar um CV atualizado, carta de motivação, certificado de habilitações, dois a três contactos para pedido de referências, e outros elementos que os candidatos considerem úteis para a instrução da sua candidatura, para montisacn@gmail.com, indicando a que perfil se estão a candidatar, até ao dia 01/12/2025.

As candidaturas serão avaliadas e selecionadas algumas para uma fase de entrevistas, em funcão das quais a direção da MONTIS fará a sua escolha.

Comentários