20 de agosto de 2015

À noite pelo Portal do Inferno


Esta bela fotografia é do João Cosme, e não conseguiríamos encontrar melhor para ilustrar o próximo passeio da Montis.

No dia 29 de Agosto, é noite de super lua e vamos fazer uma caminhada norturna de 3 km na serra da Arada. Será uma noite de lua cheia, e com a caminhada a começar pelas 20h15 (ainda de dia), vamos trocando a luz do sol por um luar fantástico. Termina no Portal do Inferno com uma merenda oferecida pela Montis e com tempo para conversar, inevitavelmente falar sobre lobos (estarão por ali certamente), sobre o plano de ações do Lobo Ibérico em que a Montis está envolvida e outros assuntos.

O programa:

20h - Encontro no cruzamento de Covas do Monte (40º52'24.0''N, 8º05'12.5''W ou O)
20h15 - Início da caminhada (3km)
21h15 - Fim da caminhada no Portal do Inferno e merenda

Nota:
Há um grupo que vai estar mais cedo por aquela zona para fazer um piquenique ajantarado e ver o nascer de uma super lua (por volta das 19h55) . Quem quiser, também pode trazer a sua merenda, integrar o grupo e assistir a este belo momento, são muito bem vindos.

Como chegar:

Vindo de S. Pedro do Sul - Seguir as indicações para a Serra da Arada e S. Macário (igreja e miradouro do topo da Serra da Arada), atravessando as aldeias de Ponte (Junto a S. Pedro do Sul), Alvarinho, Oliveira, Sul e Aldeia. Uma vez no cruzamento para o S. Macário, seguir à esquerda para Covas do Monte/Portal do Inferno.Seguir sempre essa estrada até ao cruzamento de Covas do Monte, aí é o ponto de encontro (Nesse cruzamento à direita é Covas do Monte à esquerda é Arouca).

Vindo de Arouca - Seguir a estrada M510 em direção a Janarde e Regoufe. Depois da aldeia de Ponte de Telhe, seguir à direita para a estrada M567 em direção ao Geopark de Arouca e aldeia de Drave. Uma vez no topo da serra, seguir a mesma estrada até ao cruzamento de Covas do Monte.

Coordenadas GPS do ponto de encontro: 40º52'24.0''N, 8º05'12.5''W ou O

O que trazer:

O Portal do Inferno, como o próprio nome indica, costuma ser muito ventoso. Mesmo numa noite de verão convém trazer um corta-vento para o caso de ficar frio.

Quem tiver pequenas lanternas ou LED's pode trazer. Como o percurso é por um troço asfaltado, será uma ajuda para sinalizar o grupo.

Contactos e inscrições:

Para fazer a inscrição na atividade ou pedir informações, pode contactar a Montis através do e-mail: montisacn@gmail.com ou do nr. 912996340 (João Ruano)

2 comentários:

  1. Convém que as lanternas sejam de luz vermelha (as chamadas llanternas "furta fogo"). E nunca lanternas de cabeça: só servem para encadear os outros e para dificultar a habituação ao escuro. Da minha experiência em passeios deste género, se a noite estiver limpa não vão ser necessárias, só mesmo para assinalar a nossa presença na estrada.
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que Maravilhosa, deverá ser esta Caminhada! Quem me dera, poder estar convosco, mas sou de Lisboa, se a Vontade tivesse "Pernas" , eu iria, assim... aqui fico, a aguardar as vossas fotos.
    Noite, Caminhada, Contemplação e Piquenique Perfeitos!
    Abraço
    Maria de Fátima

    ResponderEliminar