30 de março de 2017

Passeios da biodiversidade

Como previsto nos objectivos para este mandato, e como tínhamos já referido na Newsletter de Março, começámos a preparar algumas iniciativas que permitam aproximar a acção da Montis dos centros populacionais de maior dimensão.



Complementarmente, procuramos também diversificar o conhecimento indo desta vez observar um tipo de gestão da paisagem, da floresta e da biodiversidade diferente do que caracteriza o território das serras envolventes do Vouga e Paiva.

No próximo passeio da Montis, a convite do nosso associado Engº Francisco Almeida Garrett, vamos visitar as Herdades do Monte Novo e Conqueiro, na Aldeia Velha, em Avis (na margem direita da albufeira do Maranhão).

Estas herdades têm uma ocupação muito variada: montado, pinhal (pinheiro manso), vinha, olival e sobreiro de regadio e pastagens biodiversas. Foi um dos locais onde foi rodado o documentário da BBC "Forest in a bottle", mostrando o ciclo das operações e a presença da vida selvagem no montado.



Nesta visita seremos acompanhados por aderentes do grupo de certificação FSC e PEFC “Certibei”, pelo que poderemos abordar também questões relacionadas com a certificação florestal.



(fotos: Rovisco Garcia)

A visita terá lugar no próximo dia 29 de Abril, pelas 10h, e será seguida de um almoço, às 13h, gentilmente oferecido pelo nosso anfitrião.

Como habitual nos passeios da Montis as inscrições são gratuitas mas neste caso o número de participantes é limitado.

As inscrições podem ser feitas através de montisacn@gmail.com ou do 926277545.

Sem comentários:

Enviar um comentário