O que aconteceu no mês de Junho


Junho 2018



A Montis tem atualmente 390 sócios.

Miguel Martins, aluno do curso de Biologia na Universidade de Aveiro, escolheu a associação Montis para efetuar o seu estágio, porque queria aprender mais sobre gestão e conservação da natureza. O Miguel concluiu com sucesso mais uma etapa na sua vida, obtendo a licenciatura com a apresentação do seu relatório “A Importância da Iniciativa Privada na Conservação do Parque Natural Local Voga Caramulo” na Universidade de Aveiro. A Montis agradece toda a colaboração e contributo do Miguel, que foi também o nosso primeiro voluntário do Corpo Europeu de Solidariedade. Que leve aprendizagens uteis para a sua vida futura e deseja-lhe muito sucesso pessoal e profissional.

Alugámos uma casa em Vouzela para alojar voluntários e pequenas estadias de técnicos, esperando que os projectos com voluntários que estão em desenvolvimento sejam suficientes para reduzir, ou preferencialmente anular, a necessidade de recorrer ao dinheiro dos sócios para este fim.

Em Junho, o projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES foi objeto de uma primeira visita por parte da equipa de monitorização do LIFE. Sara Barceló, da NEEMO, esteve inicialmente em Montemor-o-Novo com os voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade acolhidos pela MARCA-ADL a observar trabalhos de controlo de invasoras, e posteriormente na reunião mensal de parceiros, este mês realizada em Sintra. Para além de se inteirar os trabalhos que o parceiro Plantar uma Árvore irá realizar no local, a visita permitiu esclarecer algumas dúvidas técnicas e financeiras com que a MONTIS e parceiros se têm debatido. Ainda em Julho, esperamos acolher em Vouzela novos voluntários.


Próximas actividades

- No dia 07 de Julho estaremos presentes na Landeira, durante o fim-de-semana da Aldeia Viva organizado pela associação Os Bairristas da Landeira, para apresentar o trabalho da Montis.

- No dia 15 de Julho acontecerá o voluntariado mensal em Costa Bacelo.

- De 16 a 22 de Julho irá realizar-se o Campo de trabalho internacional no baldio de Carvalhais (+info em https://goo.gl/Z5ei4y).

- No dia 21 de Julho decorrerá a atividade de voluntariado mensal no Freixo-do-meio, em Montemor-o-Novo.

- No dia 28 de Julho haverá o passeio mensal pelo rio Teixeira, com acompanhamento de Miguel Peixoto.

O que tem acontecido por cá

No dia 9 de junho tivemos uma ação de voluntariado no baldio da Granja, em Valadares, onde continuamos a direcionar esforços para procurar desequilibrar a competição a favor dos carvalhos e sobreiros, selecionando as varas com maior potencial de crescimento, contra as acácias, que vamos arrancando e descascando.

No dia 16 de Junho houve voluntariado mensal no Freixo do Meio, dedicado ao controle de canas e restauro da linha de água. Tentando aproveitar a chuva que tem caído, fizeram-se ainda algumas sementeiras de bolotas pré-germinadas, mais tarde se verá se essa foi uma boa opção.

Nos dias 14 e 15 a Montis esteve no workshop do projecto LIFE ELCN realizado em Rovaniemi, Finlândia, dedicado ao tema dos instrumentos legais para a conservação em terrenos privados.

No voluntariado do fim de semana de 16 e 17 de junho no baldio de Carvalhais, o foco incidiu sobre as linhas de drenagem na área do fogo controlado, onde se procedeu à construção de paliçadas, as quais apoiadas por gabiões cilíndricos, promovem a retenção de sedimentos e maior infiltração da água no solo.

Complementarmente, continuamos a trabalhar os acessos no interior da propriedade, para nos permitir aceder a locais interessantes para intervir e simultaneamente melhorar as condições para a visitação.

No dia 18 estivemos em Vermilhas e verificamos que nas áreas ardidas a rebentação de pé está com bastante bom aspecto. A larga maioria das árvores parecem estar a reagir, procurando desesperadamente repor o equilíbrio entre parte aérea, que capta energia, e parte subterrânea, que fornece grande parte dos nutrientes.

No dia 23 realizou-se o colóquio “Das pedras aos Carvalhais”, que se debruçou sobre a gestão do baldio de Carvalhais. Da parte da manhã a palestra contou com a presença do Carlos Aguiar do IPB, Avelino Rego dos baldios de Alvadia, Aldo Freitas da Ecosalix, Matthew Davies da Mossy Earth e Henrique Pereira dos Santos da Montis. Falou-se de sucessão ecológica, engenharia natural, fogo controlado, modelo de gestão que a Montis está a desenvolver no baldio de Carvalhais, tendo-se ainda apresentado o projecto que está a ser executado nos baldios de Alvadia. Da parte da tarde os participantes tiveram oportunidade de conhecer e discutir o modelo de gestão no terreno, com uma visita ao baldio de Carvalhais.

No mesmo fim de semana do colóquio, dias 23 e 24, a Plantar 1 Árvore esteve no baldio de Carvalhais para uma acção de voluntariado dedicada à condução do pinhal e realização de engenharia natural para retenção de sedimentos na área do fogo controlado de Fevereiro de 2018.

No dia 26 esteve no baldio de Carvalhais um grupo de 21 alunos e professores da Hepia, Haute École du Paysage, d'Ingénierie et d'Architecture, de Genebra, para conhecer o modelo de gestão desenvolvido pela Montis e realizar uma acção de condução da regeneração natural.

O passeio mensal previsto para dia 30 de junho, dedicado à observação da biodiversidade nos lameiros e turfeiras que existem no vale de Almofala, não foi realizado devido a um imprevisto que impediu a Montis de ter o apoio previsto para guiar o passeio.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as nossas actividades ou iniciativas contacte-nos através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

Podem também consultar o nosso blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), onde actualizamos frequentemente todas as informações.

Bolsa de boleias - Para todas as actividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se precisarem ou tiverem lugares disponíveis digam-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

Comentários