A sorte dá muito trabalho

As previsões meteorológicas não eram de todo favoráveis para o voluntariado mensal do passado sábado. Ainda assim, e conhecendo já o grupo da Sukyo Mahikari, sabia que nesse dia impreterivelmente 40 voluntários subiriam ao baldio de Carvalhais para apoiar a gestão do baldio de Carvalhais, nem que fosse só para apanhar uma grande molhadela e voltar a descer. Juntamente com a Chloé, a Laura, o Giovanni e a Adele, os nossos voluntários de longa duração (projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES - LIFE17 ESC/PT/003), recebemos o grupo no Bioparque pouco depois das 10:00h. 
A noite tinha sido muito chuvosa, mas a chuva tinha feito uma pausa matinal.
Aproveitamos para subir à área onde foi feito o fogo controlado de Fevereiro de 2018, com o objectivo de plantar árvores trazidas pelo grupo. Inesperadamente o tempo abriu e o sol chegou a espreitar, tendo o grupo plantado ao todo um total de 250 árvores, predominantemente carvalho alvarinho.

Esperamos que daqui a uns anos, como complemento à sementeira natural e ao trabalho dos gaios, e com a ajuda do fogo controlado, estas árvores possam começar a constituir bosquetes de carvalho resilientes ao fogo.



No final da manhã regressamos ao Bioparque para o almoço, dadas as perspectivas de muito mau tempo para a tarde. A sensação geral do grupo era de dever cumprido e pelo caminho falava-se da sorte que tivemos com a manhã que se apresentou. 
Após o almoço o tempo continuou a melhorar, e tendo o grupo saída marcada para as 17:00h, lançamos um desafio ao Joaquim, organizador da iniciativa por parte da Sukyo Mahikari: deslocar os voluntários mais resistentes até à nova faixa de contenção para ultimar alguns preparativos do 3º fogo controlado. O objectivo era concretamente arrumar algumas das giestas que ainda se encontravam no meio da faixa, impedindo a realização do fogo. O grupo abraçou a ideia e todos juntos subimos a faixa de contenção até ao topo, tendo contribuído para a preparação de cerca de 30 m da faixa. Além do trabalho realizado, é especialmente importante para nós que os voluntários participem em diferentes actividades de gestão, de forma a que se possam perceber e discutir as acções de gestão que estamos a realizar. E com este dia foi possível perceber que sem o fogo controlado seria muito difícil haver espaço para fazer plantações, sementeiras ou estacarias, como bem ilustra a imagem abaixo, fotografia da mais recente faixa de contenção.


Chegamos ao Bioparque próximo das 17:00h, sem que caísse uma gota de chuva, e apesar do cansaço o grupo agradeceu a oportunidade de participar no restauro da propriedade, e a sensação final foi de dever cumprido.  
Tivemos alguma sorte com a chuva, mas a verdade é que a sorte só apareceu porque ambos os grupos, a Montis e a Sukyo Mahikari, nunca puseram em causa a realização da actividade, e estiveram no baldio de Carvalhais no dia 10 de Novembro de 2018 a plantar árvores e a preparar o próximo fogo controlado.

Fica da parte da Montis a vontade de receber o grupo mais vezes, e um grande agradecimento a todos os voluntários pela vontade e perseverança demonstradas.

A actividade foi realizada no âmbito do projecto LIFE ELCN (LIFE 16 PRE/DE/000005).

Jóni Vieira

Comentários