Restauro de Ecossistemas

Dia 11 de Maio a Montis juntou-se ao Life Biodiscoveries na Mata Nacional da Machada na organização de um seminário sobre o restauro de ecossistemas no âmbito do projeto do Fundo Recomeçar - Santa Casa Misericórdia de Lisboa.

A sessão de palestras, que foi transmitida em directo pela Câmara Municipal do Barreiro (parte 1parte 2), contou com a presença de 8 oradores que apresentaram os projectos em que estiveram/estão envolvidos no âmbito do restauro de ecossistemas e cerca de 33 participantes incluindo voluntários de longa duração no âmbito do projeto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/003). A sessão foi aberta pelo vereador Bruno Vitorino da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética da CMB.

 Patricia Rodríguez González - Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

Alice Nunes - Rede Portuguesa de Restauro Ecológico

Jorge Neves - Projecto para Monte Redondo

Patrícia Silva e Filipe Tavares Soares -
Projecto REDUNA nas Praias de São João da Caparica

Jóni Vieira -
Montis: um novo destino para um mar de giestas

Mauro Hilário - Life Biodiscoveries:
Renaturalização da Ribeira do Zebro

Ficando a faltar a fotografia da apresentação do Akli Benali sobre o Projecto para Álvares, focado na gestão de território e controlo da extensão de fogos florestais. 
Após o almoço, seguimos com o programa para a tarde, com uma visita à Mata da Machada, falando das intervenções que têm sido feitas na zona em relação às espécies invasoras existentes na área, nomeadamente nas 4 espécies de acácias que se viram ao longo do passeio. 


Para o controlo das invasoras o projecto Life Biodiscoveries centra-se no descasque das acácias incentivando os visitantes da Mata a fazerem o descasque de alguns dos indivíduos das espécies, atribuindo talhões aos mais interessados. Cada talhão fica à responsabilidade de quem o adquiriu para o descasque continuo das invasoras que nele se encontram. Ao longo do percurso observámos ainda as estruturas de paliçadas e barreiras que são colocadas no leito da Ribeira do Zebro para retenção de sedimentos e água quando a ribeira enche.


Quase no final do passeio, fomos até ao talhão comum de acácias (um pedaço de terreno que é usado pelo Biodiscoveries para trazer grupos de actividades especificas, como foi o caso) para experimentar-mos e contribuir-mos para o controlo das invasoras da Mata.


Um muito obrigada a todos os da equipa do Life Biodiscoveries e da Câmara Municipal do Barreiro pela organização e recepção, e a todos os participantes deste seminário.

Actividade realizada no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.

Comentários