Passeio: Buçaco, Gestão de invasoras e habitats - Sábado, 29 de Fevereiro de 2020, 10H

No Sábado, 29 de Fevereiro de 2020, vamos até à Mata Nacional do Buçaco, no Luso, Serra do Buçaco, para um Passeio da Biodiversidade dedicado à gestão de espécies invasoras. O encontro será às 10h00.


A Mata Nacional do Buçaco debateu-se com um grave problema com espécies invasoras e foi campo de intervenção entre 2011 e 2017 do projecto LIFE BRIGHT, destinado a controlar invasoras e restaurar habitats. O nosso técnico Jóni Vieira participou neste projecto e conhece muito bem a Mata e será o guia do nosso passeio.
Mata do Buçaco. Foto daqui.

O trabalho realizado pelo projecto contou com o controle de várias espécies de flora invasora, com especial incidência nas mimosas e austrálias, com a utilização de várias técnicas. O passeio centrar-se-á na visita das áreas intervencionadas e discussão dos resultados visíveis no terreno. Podem ver uma apresentação do Jóni Vieira sobre o projecto aqui.

Uma das joias botânicas que se pode ali visitar é o Adernal, um tipo de bosque único em que o aderno Phillyrea latifolia domina o estrato arbóreo. Ficaremos ainda a saber porque é que o nome comum da espécie mais emblemática da serra, o cedro-do-Buçaco, afinal mente duas vezes!

Folhas opostas do aderno (esq.) e alternadas do sanguinho-das-sebes(dta.). Fotos Flora-On.
Curiosidade: muitas vezes o aderno Phillyrea latifolia é confundido com o sanguinho-das-sebes Rhamnus alaternus, também conhecido como aderno-bastardo. Para os distinguir ajuda recordar o nome científico do sanguinho-das-sebes: alaternus! As folhas do aderno são opostas mas as do sanguinho-das-sebes são alternadas.

Este é um passeio que simplesmente não querem perder. Após o passeio os participantes poderão continuar a conhecer a Mata Nacional do Buçaco de forma autónoma.

Informação útil:

Passeio da biodiversidade com o Tema Gestão de invasoras
Hora e local de encontro: 10:00, Portas de Serpa (número 5 neste mapa da Mata) - Mata Nacional do Buçaco, Luso (40°22'49.1"N 8°22'17.8"W)
Distância a percorrer: cerca de 3 km num percurso circular.
Dificuldade do passeio: Baixa/Média - alguns desníveis.
Duração aproximada: 2 horas

A entrada de carro na Mata Nacional do Buçaco tem o custo de 5€, que revertem a favor da gestão da Mata. Há a possibilidade de pagar esse valor e entrar com a viatura ou deixar o carro cá fora, junto ao ponto de partida, sem qualquer custo.
O passeio será circular, terminando no mesmo ponto de início, havendo possibilidade de deixar o carro neste local, estacionado na berma da estrada. Os lugares disponíveis são poucos. Em alternativa os participantes podem deixar o carro estacionado na vila do Luso e subir a pé pela entrada da Porta de São João (40°22'51.7"N 8°22'26.2"W), indo a pé até à Porta de Serpa (coordenadas do ponto de encontro).

A actividade é gratuita e teremos uma merenda no final. As inscrições podem ser feitas para montisacn@gmail.com / 232 774 040 / formulário. Será necessário nome completo, número de cartão de cidadão e data de nascimento para efeitos de seguro.

Comentários