Entre carvalhos e vidoeiros, assim foi o nosso Janeiro

Janeiro 2020 - Carta Mensal

Lameiros no Planalto do Balsemão, na Serra do Montemuro onde decorreu o nosso passeio mensal.

A MONTIS tem neste momento 473 sócios e gere 178 ha - correspondentes a 14 propriedades no centro de Portugal - tendo em vista a conservação da natureza e a valorização da biodiversidade. No final de Janeiro de 2020 tínhamos 9 voluntários de longa duração colocados na associação.

Agradecemos a confiança que depositam no nosso trabalho.
 
Entrado o novo ano, e depois de finalizados os Relatórios de Gestão de 2019, continuaremos a avaliar o que foi feito em cada propriedade até agora, identificando o que está ainda por fazer e o que já está a dar resultados, para depois elaborarmos os planos de acção para 2020. Desta forma, queremos continuar a promover a evolução das tarefas de gestão e a evolução dos processos naturais.

O nosso técnico Hugo Barbosa explica aos voluntários as actividades do dia. Foi a estreia do Hugo à frente de um voluntariado!

Este dia, contribuiu ainda para as gravações de um episódio sobre o LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003) na MONTIS, previsto nas actividades do projecto e que servirá para a elaboração de um documentário sobre o projecto e sobre o voluntariado na conservação da Natureza. 

O grupo (incompleto!) de voluntários no final do dia. Foto de Paulo Martinho.

Durante este mês, recebemos 3 novos voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, o Juan, de Espanha, e a Claire e a Lauren de Inglaterra. Aos voluntários de longa duração, empenhados nas actividades de gestão das propriedades sob alçada da MONTIS, juntaram-se também os estagiários João Soares e Maria João da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que estão a desenvolver na MONTIS os seus projectos de tese de mestrado.

Próximas actividades

Ver mais sobre voluntariado em Vieiro-Plantações aqui.
Ver mais sobre Passeio: Buçaco, Gestão de invasoras e Habitats aqui.

O que tem acontecido por cá

- No fim-de-semana de 11 e 12 de Janeiro, recebemos os voluntários da VO.U (Associação de Voluntariado Universitário), numa acção de voluntariado académico que foi dividida entre as propriedades do baldio de Carvalhais e do Carvalhal de Vermilhas.

No Baldio de Carvalhais, continuamos a plantar áreas libertadas pelo fogo controlado.

No dia 11, em Carvalhais, focámos a actividade na continuação das plantações da época 2019/2020. Na área do terceiro fogo controlado, depois da abertura de espaço entre a vegetação existente (como giestas, silvas e fetos) pelos voluntários, plantámos durante a manhã, 53 exemplares de carvalho-negral.

Durante a tarde focámos a actividade na recolha e selecção de bolotas, que foram no dia seguinte colocadas no tabuleiro para gaios de Vermilhas juntamente com a actividade que decorria focada na condução da regeneração natural.

No dia 12, em que tivemos duas acções de voluntariado em conjunto, estivemos na propriedade de Vermilhas a realizar tarefas como a condução da regeneração natural dos carvalhos e a manutenção de acessos. Para conduzir a regeneração natural, reduzimos o número de guias e escolhemos as que queremos favorecer, potenciando o seu crescimento. E como o crescimento dos matos e da vegetação rasteira não pára, continua a ser necessária fazer manutenção dos acessos para conseguirmos chegar às zonas em gestão.

- A 18 de Janeiro, fizemos um passeio da Biodiversidade à Serra do Montemuro guiado pelo nosso sócio João Ruano (actualmente também membro dos órgãos sociais) e Margarida Silva (da equipa técnica da MONTIS). A actividade reuniu cerca de 30 pessoas. Comecámos por visitar a fábrica das Capucinhas em Campo Benfeito, ficando a conhecer o fabrico de vestuário característico destas zonas montanhosas, com materiais como burel, lã e linho.

Fábrica das Capuchinhas em Campo Benfeito. Podem ver o trabalho das Capuchinhas aqui e aqui!

E depois caminhámos por entre as paisagens da serra, observando os lameiros e pastagens daquele belíssimo planalto ainda usados pelos pastores e habitantes locais, sendo possível verificar o contraste entre estes e outros terrenos abandonados e sem gestão.

Paisagem do Planalto do Balsemão, Serra de Montemuro.

Acompanhem o que por cá se passa no nosso website , redes sociais e no blog.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/), site (http://montisacn.com/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 


English summary

MONTIS has, at the moment, 473 members and manages 178 ha that correspond to 14 properties in Central Portugal, with the goal of nature conservation and biodiversity value. At the end of January we had 9 long-term volunteers in the association.

Thank you for the trust you put in the work we do.

With the beggining of a new year and after completing the Properties Management Reports 2019, we continue to evaluate what has been done so far in each property , identifying what still needs to be done and what is already showing results  so we can complete the Plans of Action 2020. Our purpose is to evaluate our management tasks according to the results we obtained so far.

On January 12nd, we joined together a one-day volunteer journey in Carvalhal de Vermilhas with our regular weekend academic volunteering with VO.U – Associação de Voluntariado Universitário. The activity gathered almost 30 volunteers that focused on the management tasks of Montis in our properties in Vermilhas.

We took the opportunity to hold the recording of a documentary about the activities of the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003) that are developed by our organisation. This recording will be used to produce a film about this project and volunteering for Nature conservation.

During January, we received 3 new volunteers for the LIFE VOLUNTEER ESCAPES project; Juan from Spain; Claire and Lauren from England. We also had two interns, João Soares and Maria João from the  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, join our long-term volunteers. They will be pursuing research for their master's thesis with us.

NEXT ACTIVITIES:
- 8th February: Volunteering day in Vieiro - Plantations HERE
- 29th February: Walk in Buçaco, management of invasive species and habitats HERE

Comentários