Nova aquisição Picôto

No mês de maio, foi estabelecido um novo protocolo de gestão com a duração de dez anos, para uma propriedade localizada na aldeia de Levides, no concelho de Vouzela.

Limite da propriedade com Hidrografia

Esta propriedade nomeada de Picôto, apesar da sua pequena dimensão, cerca de 0,82 ha, tem características muito diversas.

Apresenta uma estreita linha de água, como se verifica na imagem satélite, que faz com que se proporcione a instalação de uma galeria ripícola com alguma dimensão, apesar de no verão ficar praticamente sem caudal.

Linha de água

Na fotografia acima, vemos que na vegetação instalada ao longo da linha de água, identificamos bétulas (Betula sp.), salgueiros (Salix sp.), choupos (Populus sp.), carvalhos (Quercus robur) entre outros.  Ainda restam a presença de bardos, que outrora serviam para a condução de produção de vinha, produzindo o vinho verde típico da zona de Lafões.

Perspectiva de oeste para este 

Regeneração de pinheiros (Pinus pinaster) e núcleo de eucaliptos (Eucalyptus globulus)

Existem também na propriedade pequenos núcleos de eucaliptos (Eucalyptus globulus), regeneração natural de pinheiros (Pinus pinaster), giestas (Cytisus sp.), e ainda um grande núcleo de salgueiros (Salix sp.), como se pode ver na fotografia abaixo.

Salgueiral

Apesar dos proprietários terem feito uma gestão bastante ativa, tal como a remoção dos secos após o incêndio de 2017, temos uma propriedade com potencial para a prática das nossas ações, e que com certeza vai proporcionar um excelente desafio para a conservação da natureza e promoção da biodiversidade.
Mais para a frente, vamos expor novas informações sobre a gestão que vamos tomar, e a sua evolução.

Obrigado
Até breve!

João Soares

Comentários