Campo de Trabalho de 2020 - como foi a semana

O Campo de Trabalho Internacional (CTI), organizado pela MONTIS, decorreu entre os dias 2 e 9 de agosto e teve lugar nas propriedades que a associação possui em Pampilhosa da Serra.

Estas propriedades foram adquiridas, em 2019, através da realização do crowdfunding: "Como coisa que nos é cedida", aumentando a área de intervenção e gestão da MONTIS.

O programa do CTI incluía, para além das atividades de gestão e oficinas de trabalho, um conjunto de atividades lúdicas diversificadas.

Os participantes ficaram acampados no parque de campismo Xisto Camping, localizado na freguesia de Janeiro de Baixo.

Para acolher os participantes, durante a manhã do dia 3, fizemos um pequeno passeio até à garganta do rio Zêzere, localizada próximo do parque de campismo.

Passagem pela garganta do Zêzere

Depois do almoço de dia 3, os participantes estiveram envolvidos em atividades de gestão na propriedade de Soalheira, localizada em Janeiro de Baixo. As atividades dinamizadas consistiram no desrame de pinheiros bravos(Pinus pinaster) com o objetivo de criar uma descontinuidade vertical nos mesmos, na abertura de caminhos antigos, e ainda na abertura de acessos a núcleos de medronheiros.


Acampamento

Almoço dia 3 de Agosto

Participantes e voluntários em trabalhos, na propriedade de Soalheira - Janeiro de Baixo

Participante a podar em altura

Numa primeira fase foi necessário proceder ao corte das estevas (Cistus ladanifer), criando clareiras e permitindo  que se conseguisse aceder aos núcleos de pinheiros. Durante o corte das estevas foram encontrados alguns sobreiros (Quercus suber) no subcoberto dos pinheiros.

Sobreiros em germinação

Clareira formada após os trabalhos realizados dia 3 de Agosto

Com a tarefa de remoção de estevas e criação de uma descontinuidade vertical nos pinheiros, pretendeu-se criar as  condições para a instalação de outras espécies, promovendo a biodiversidade, e tornar a paisagem mais resiliente aos incêndios.

No final do primeiro dia de trabalhos, aproveitando a noite de luar, realizámos e um passeio de canoa na albufeira de Santa Luzia. Atividade muito apreciada pelos participantes.

Grupo participante no passeio de canoa ao luar

No dia 4 de Agosto, o grupo participou numa Oficina de Engenharia Natural orientada pela EcoSalix. No período da manhã decorreu a parte teórica onde foram apresentadas algumas técnicas de engenharia natural. Durante a tarde  foram aplicados os conhecimentos adquiridos na execução de barreiras para a retenção de água e solo, a partir de ramagens, troncos e pedras.

Oficina de Engenharia Natural - parte teórica

Oficina de Engenharia Natural - parte prática

No dia 5, na propriedade de Penedo Alto, onde existem vários  núcleos de medronheiros,  a nossa ação focou-se na abertura de caminhos de acesso, criando um percurso circular. Durante o trabalho foi identificada parte de um aceiro que parece ter sido executado por volta de 2005 (de acordo com análise  de fotografia aérea do Google Earth da época).

Núcleo de medronheiros

Acessos criados a medronheiros

Caminho circular criado a vermelho (em cima ortofoto de 2005 e em baixo de 2019)

No dia 6 de agosto, deflagrou um incêndio em Bogas de Baixo, o que por precaução levou a que o parque de campismo de Janeiro de Baixo fosse encerrado. Assim sendo, o grupo teve de abandonar o local e montar um novo acampamento junto à barragem de Santa Luzia, onde acabou por pernoitar.

O CTI correu como esperado, com exceção da realização da Oficina sobre Matos Mediterrânicos, agendada para dia 7 de agosto, que acabou por não ocorrer devido ao fumo que se fazia sentir na zona das propriedades e que levou a que o CTI terminasse antes do previsto. 


Comentários