Investir na base

Não é novidade que na MONTIS tentamos com pouco fazer muito. Procuramos direccionar o melhor possível os recursos que temos, para que com acções pequenas e simples seja possível produzir resultados de médio/ longo prazo. Foi isso que estivemos a fazer no voluntariado do passado sábado na Pampilhosa da Serra: reforçar os processos naturais de acumulação de sedimentos e retenção de humidade para que, com tempo, o solo vá aumentando a sua matéria orgânica, melhorando as condições de fixação e crescimento da vegetação.

Neste caso concreto estivemos a reforçar algumas barreiras de vegetação e madeira que já tinham sido feitas pelos voluntários do LIFE Volunteer Escapes na Soalheira. Estas barreiras tinham sido construídas sem estacas de fixação, o que as deixava frágeis face a chuvas mais intensas no inverno. Estivemos a desramar alguns pinheiros, aproveitando a madeira resultante para fazer as estacas que irão segurar estes entrançados de vegetação, favorecendo a retenção de sedimentos e de humidade.

Trabalhos de preparação e colocação de estacas em curso

Resultado final do trabalho, com as estacas a segurar os entrançados de vegetação e madeira

Juntaram-se a mim e ao Pedro Oliveira, o Igor e o Luís, que apesar do calor nos deram uma mão nesta tarefa. Durante o voluntariado verificamos que algumas das sementeiras que fomos fazendo nesta propriedade estão germinadas, nomeadamente de sobreiro. Verificamos também que, apesar de a encosta ser voltada a Sul, com uma grande exposição ao sol e muita inclinação, há várias árvores plantadas este ano que sobreviveram até agora, sobretudo sobreiros.

Sobreiro germinado de sementeira directa

Sobreiro plantado no Inverno de 2021

Equipa de voluntários e técnicos

No outono vamos semear bolotas da região ao longo destas linhas. Esperamos que estas barreiras favoreçam as condições de germinação e instalação da vegetação.

Esta actividade foi apoiada pela E-Redes, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com a MONTIS.

Jóni Vieira

Comentários