Um novo desafio, em Vouzela, com invasoras

Começámos o mês de Agosto com um novo desafio. Estamos em processo de finalizar a assinatura de um protocolo a 10 anos, renovável, através do qual a MONTIS passará a gerir cerca de 3 ha na Quinta das Lamas, em Vouzela. 

Voluntária a descascar uma austrália na Quinta das Lamas, em Vouzela

A Quinta das Lamas é uma quinta antiga, muito próxima do centro de Vouzela, com árvores de grande porte, quer autóctones, quer ornamentais. Actualmente a quinta tem parte da sua área invadida por árvores do género Acacia, nomeadamente a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon). São estas as áreas que vamos passar a gerir, distribuídas por dois locais na quinta. Atempadamente será redigido o plano de gestão para esta área, que será focado na reconversão destas áreas invadidas para uma floresta mais biodiversa. 
Entretanto já demos início aos trabalhos de controlo de invasoras com os voluntários do projecto "Volunteers for nature restorarion, cooperation between Latvia and Portugal".
Após o enquadramento ao tema e explicação sobre a espécie e técnicas de controle, os voluntários dedicaram-se nos dias 4 e 5 de Agosto ao arranque e descasque das árvores. 

Descasques de austrália

Corte para dar início ao descasque

Voluntários da MONTIS na Quinta das Lamas

Descasques de austrália.

Para quem queira saber mais sobre estas espécies invasoras, é possível encontrar informação em www.invasoras.pt

João Freitas e Jóni Vieira

Comentários