João Freitas, um ano na MONTIS

Olá!

Sou o João Freitas. Sou biólogo e mestre em ecologia. Faz este mês um ano que estou a trabalhar na MONTIS, e de certeza que já se terão cruzado comigo nas diversas atividades que realizei ao longo deste ano.

Mas a minha ligação à MONTIS já é mais longa do que um ano. Após concluir o meu mestrado em 2019, decidi fazer voluntariado, e escolhi fazê-lo na MONTIS através do projeto Life Volunteer Escapes. Aquela que inicialmente seria uma estadia de apenas dois meses, foi gradualmente aumentando. 

Fui voluntário durante oito meses, entre junho de 2020 e junho de 2021. Ao longo destes oito meses, tive oportunidade de ver como funciona uma ONG ambiental, contactar com voluntários de toda a Europa, e aprender sobre as diversas metodologias de gestão de paisagem com recurso aos processos naturais que a MONTIS usa na gestão dos terrenos.

Quando surgiu a oportunidade de voltar a trabalhar na MONTIS, em março de 2022, não hesitei e candidatei-me. De todas as tarefas que desempenhei ao longo deste ano, as que me motivam mais são as atividades com o envolvimento da comunidade. O trabalho de envolver as pessoas na gestão de terrenos abandonados para promover a conservação da natureza, é um dos alicerces da MONTIS e o que mais me orgulha em trabalhar aqui.

Ao longo deste ano bastante desafiante, orgulho-me do meu crescimento pessoal e profissional, e de tudo o que consegui ajudar a MONTIS a alcançar. Desde os bioblitzs e colóquios que organizei para o projeto Life ENPLC, até aos projetos de voluntariado internacional que coordenei, tem sido uma experiência fantástica e espero continuar a crescer e a dar o meu contributo para a associação.

Fica aqui uma foto do meu momento preferido, na atividade Dia e Noite no Carvalhal 2022, com voluntários internacionais e participantes da comunidade.

Obrigado!

João

Comentários