Menos invasoras na Malveira

Um dos principais desafios na área gerida pela MONTIS na Malveira é a presença de diversas espécies invasoras. Assim, o voluntariado mensal que decorreu hoje nesta área, e integrado na Semana Nacional das Espécies Invasoras, foi dedicado à sensibilização e controlo das espécies invasoras aqui presentes.

Um registo do trabalho efetuado e da boa disposição desta manhã.

Ao longo da propriedade detetámos as espécies invasoras Acacia mearnsii (acácia-negra), Acacia longifolia (acácia-de-espigas), Arundo donax (canas) e Cortaderia selloana (erva-das-pampas).

Acacia mearnsii (acácia-negra)

Até ao momento, o foco tem sido no controlo de um núcleo de acácia-de-espigas adultas em redor de uma linha de água que nos parece muito interessante recuperar. No interior deste núcleo existem algumas árvores nativas adultas (Quercus suber e Quercus faginea), as quais serão provavelmente as responsáveis pelas plântulas de regeneração natural que fomos encontrando e colocando estacas para sinalizar a sua presença, à medida que íamos descascando as acácias (e hoje foram 52).

À esquerda um sobreiro e à direita uma plântula de carvalho-português.

A apoiar-nos no controlo da acácia-de-espigas nesta área temos em simultâneo o controlo biológico através da presença do agente Trichilogaster acaciaelongifoliae, que apesar de não matar as plantas pode reduzir a produção de semente até 90% (Controlo natural da acácia-de-espigas | Plantas Invasoras em Portugal).

Galhas de Trichilogaster acaciaelongifoliae na área da MONTIS

Foi ainda possível verificar que os descasques feitos na Semana Nacional sobre Espécies Invasoras de 2022 tiveram sucesso, com as árvores descascadas a estarem quase secas.

Ao centro acácia descascada com copa quase sem folhas.

No próximo dia 19 de maio, a MONTIS vai realizar em Vouzela um colóquio sobre invasoras "Tenho uma área invadida. E agora?" sobre o qual poderão saber tudo AQUI


Comentários