Padrinhos de volta a Carvalhal de Vermilhas

A empresa Critical Software apadrinha os terrenos da MONTIS em Carvalhal de Vermilhas desde 2022. Além do apoio financeiro à gestão, este apadrinhamento significa também uma colaboração prática na gestão da propriedade através de ações de voluntariado corporativo. 

O primeiro voluntariado ocorreu há precisamente um ano, em Maio de 2022. Seguindo o sucesso desse voluntariado e o entusiasmo da Critical Software, tentámos realizar novamente uma ação em Novembro do ano passado. Infelizmente, as linhas de água que atravessam os vários acessos à propriedade estavam com bastante caudal, tornando-a inacessível e impossibilitando a realização da atividade planeada.

Hoje começámos a resolução do problema! Com a ajuda dos seis participantes da Critical Software, começámos a abrir um acesso alternativo à propriedade. O objetivo deste caminho será ligar o estradão da Lapa da Meruge com o topo da parcela da Cabrieira, evitando atravessar linhas de água e tentando aproveitar os antigos caminhos e muros de pedra.

Além da abertura do caminho, também fizemos a plantação de 5 teixos (Taxus baccata). Esta é uma espécie classificada como Em Perigo pela Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Tendo em conta que existe uma subpopulação na Serra do Caramulo de apenas 1 indivíduo isolado, incapaz de se reproduzir, o repovoamento e reforço populacional é uma medida de conservação aconselhada. Esperamos, com esta plantação, apoiar o esforço de conservação da espécie. 

Para minimizar o impacto de estarmos a plantar em Maio, fora da época de chuvas aconselhada para plantações, decidimos plantar estas árvores junto a uma linha de água e também regá-las. Tentaremos manter o esforço de manutenção destas plantações com regas durante as atividades no Verão. 

Durante as plantações observámos o que parece ser uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura). A observação foi adicionada ao projeto da MONTIS na plataforma INaturalist.



João Freitas

Comentários