Passeio ao Parque das Serras do Porto

Este sábado foi o passeio mensal da MONTIS, no Parque das Serras do Porto (PSeP), uma área classificada como paisagem protegida regional e inserida na área metropolitana do Porto, correspondendo também ao objetivo de aproximar a MONTIS dos grandes centros urbanos. Este passeio contou com 15 participantes.

Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, a manhã contou com um sol agradável, permitindo fazer o passeio sem nenhum contratempo.

O passeio começou com uma excelente observação, uma cobra-de-escada adulta (Zamenis scalaris) ainda no parque de estacionamento, um réptil bastante comum e completamente inofensivo, que animou imediatamente o início do passeio.

Cobra-de-escada (Zamenis scalaris)

Ao longo do percurso foi possível observar uma das estruturas que caracterizam o PSeP: os túneis feitos pelos romanos para prospeção e extração de ouro há 20 séculos atrás e que hoje em dia são um excelente habitat para espécies como a salamandra-lusitânica, um endemismo endémico (Chioglossa lusitanica), mas também um excelente refúgio para morcegos cavernícolas.

No que toca à riqueza biológica, fomos observando regeneração natural de carvalhos, nomeadamente carvalho-alvarinho (Quercus robur) dando a oportunidade de explicar uma das estratégias da MONTIS no que toca à aceleração dos processos naturais dos nossos terrenos, neste caso no desenvolvimento do bosque: a poda seletiva dos ramos secundários de modo a concentrar a energia no tronco principal, acelerando o seu crescimento. Tivemos ainda a oportunidade de ver e ouvir diferente indivíduos de rã-verde (Pelophylax perezi), um dos anfíbios mais comuns em Portugal.

Rã-verde (Pelophylax perezi)

Falando ainda de biologia, verificou-se a presença de algumas espécies invasoras que ocorrem também nos terrenos da MONTIS, nomeadamente acácias (Acacia spp.) e tintureiras (Phytolacca americana), cujo controlo fazem parte da estratégia de gestão dos nossos terrenos.

Mas este passeio contou ainda com uma componente cultural. O percurso atravessou a Aldeia de Couce, uma aldeia classificada como Aldeia Histórica, e onde se pode observar a presença dos romanos, nomeadamente uma ponte romana que passa por cima do rio Ferreira.

Vista da ponte romana da Aldeia de Couce

No final do passeio, a MONTIS deu a provar um folar de Vouzela aos participantes, dando assim a conhecer a gastronomia típica de Vouzela.

Comentários