Um dia dedicado às plantas em Vieiro

No passado sábado, dia 8 de julho, fizemos um Bioblitz dedicado à flora, na propriedade que gerimos em Vieiro, São Pedro do Sul, abrangida pela zona especial de conservação (ZEC) Serras da Freita e Arada (PTCON0047).

Começámos o Bioblitz na entrada da propriedade, onde após uma contextualização geográfica do local, os seis participantes puderam procurar as plantas presentes neste território com o apoio da especialista em taxonomia de plantas Inês Simão.

Os participantes foram fotografando a biodiversidade que iam encontrando e procedendo ao seu registo na plataforma iNaturalist, para melhorar o levantamento florístico da propriedade.

A espécie registada de maior destaque foi sem dúvida a Anarrhinum longipedicellatum, espécie endémica de Portugal e com distribuição restrita na zona centro do país. Embora o seu estatuto na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental https://listavermelha-flora.pt/flora-single/?slug=Anarrhinum-longipedicellatum seja Pouco Preocupante (LC), a reduzida área de distribuição torna a sua ocorrência em Vieiro muito especial.

Anarrhinum longipedicellatum

Detetámos também plantas do género Sedum que, no entanto, não conseguimos confirmar se se tratavam de Sedum hirsutum (uva-de-gato), S. brevifolium (arroz-dos-muros) ou S. album (arroz-dos-telhados), todas autóctones. Contudo, a 20 de maio de 2021 foi registada a ocorrência de S. hirsutum na propriedade de Vieiro, sendo assim este o táxon mais provável.

Sedum

Além destas, foi possível admirar muitas outras espécies autóctones, desde espécies arbóreas até às herbáceas, passando pelas arbustivas. Alguns exemplos:

Crataegus monogyna (pilriteiro)

Glandora prostrata (erva-das-sete-sangrias)

Cistus ocymoides (sargaço-branco)

Foi uma manhã muito bem passada, em que o tempo ameno ajudou a caminhada e onde as progressivas pausas permitiram que aprendêssemos diversas curiosidades sobre as diferentes espécies encontradas e algumas das suas utilidades e potencialidades, nomeadamente medicinais.

Terminámos o Bioblitz com uma merenda oferecida pela MONTIS.

Deixamos aqui um especial agradecimento à Inês Simão pela sua dinâmica em ensinar um pouco do que muito sabe e pela sua boa disposição.

De tarde, ainda foram feitos outros trabalhos de gestão nesta propriedade, nomeadamente o controlo de invasoras.

A espécie alvo foi a Acacia dealbata (mimosa), que infelizmente ainda se encontra muito presente em alguns núcleos em Vieiro, apesar de ações anteriores para o seu controlo. Continuaremos a fazer os esforços possíveis para erradicar esta invasora nesta propriedade.

Comentários