CTI 2023: Covões e Barroco Frio

No seguimento do crowdfunding "Do eucaliptal até à mata" que a MONTIS promoveu em 2020, foram recentemente cortados os eucaliptais das propriedades de Covões e Barroco Frio.

Com a ajuda dos 12 voluntários do Campo de Trabalho Internacional (CTI) que decorreu entre 18 e 27 de agosto, na Pampilhosa da Serra (apoiado pelo IPDJ, pelo projeto LIFE ENPLC e pela Câmara Municipal), foi possível dar seguimento a várias ações previstas no plano de trabalhos do crowdfunding.

O corte raso dos eucaliptos nestas propriedades deixou as toiças dos mesmos e bastante material sobrante como folhas e ramos. Com esta vegetação, os voluntários do CTI estiveram dois dias a construir barreiras de cerca de 3 a 4 metros, ao longo da encosta, com o objetivo de reter o solo e prevenir a erosão. Em teoria, estas barreiras irão melhorar as condições do solo para futuramente facilitar a instalação de vegetação nativa por sementeira ou plantação.

Parte do eucaliptal cortado em Covões (no início de junho) já se encontrava em regeneração a partir das toiças, dando oportunidade para iniciar o controlo desta rebentação, através do arranque, com o objetivo de gradualmente esgotar as reservas de energia destes eucaliptos.

Toiça de eucalipto com nova rebentação

Toiça de eucalipto com rebentação controlada

Comentários