No passado dia 14 de dezembro, três voluntários dedicaram a sua manhã à gestão de espécies de flora invasoras na propriedade da Malveira, no âmbito do protocolo com a 1% for the Planet France / Caudalie para 2024/25 e que, entre outros, visa controlar 0,4 ha de plantas invasoras nesta propriedade.
A ação iniciou-se com o descasque de algumas acácias localizadas nos interstícios das áreas anteriormente intervencionadas.
E posteriormente foi iniciado um novo ponto de gestão onde se limparam as silvas e se abriu uma clareira que permitiu o descasque de novas árvores.
O objetivo destas ações é promover a regeneração da floresta nativa, através da eliminação de plantas invasoras que ameaçam o equilíbrio ecológico do local. Após o descasque, as acácias irão secar e, posteriormente, poderão ser cortadas.
Através destas metodologias, são estabelecidas as condições e a área necessária para a plantação de novas árvores e arbustos nativos, de forma a restaurar a biodiversidade e melhorar o ecossistema local.
Vários exemplares de acácias secas resultado de intervenções anteriores |
No total, foram descascadas e arrancadas 42 acácias das seguintes espécies: acácia de espigas (Acacia longifolia), acácia-negra (Acacia mearnsii) e acácia-austrália (Acacia melanoxylon). Para além das acácias, foram também arrancadas 24 tintureiras (Phytolacca sp.).
Tintureira de grandes dimensões arrancada pela raiz |
No fim da manhã, foi possível observar na propriedade alguns seres vivos, incluindo a Lesma-Preta (Arion ater) e um opilião (Leiobunum blackwalli), tendo sido realizados os respetivos registos na app iNaturalist.
Um enorme agradecimento a cada participante que se juntou a esta ação!
(as fotos e o texto base são do Miguel Afonso que guiou esta actividade)
Comentários
Enviar um comentário