Mais um fogo? Sim, mas este é planeado

A MONTIS tem como missão gerir terrenos com objetivos de conservação. E, quando adequado, usa o fogo controlado nos seus modelos de gestão, sobretudo para criar oportunidades de gestão em áreas inacessíveis.

Até ao momento, realizámos seis fogos controlados, todos no baldio de Carvalhais. Foram selecionadas três parcelas, num total de cerca de 42 ha (42% do total da área gerida), queimadas em anos sucessivos, ardendo cada parcela novamente após quatro anos.

Os objetivos de gestão têm sido atingidos, nomeadamente a criação de mosaicos na paisagem e, muito importante, permitindo o acesso para intervir estrategicamente na propriedade, aumentando o capital natural e melhorando as condições de evolução da vegetação natural.

Áreas 1, 2 e 3 correspondem às parcelas previamente queimadas e a área 4 à nova frente de intervenção.

Dando continuidade à gestão através do fogo controlado, optámos por abrir uma nova frente de intervenção na área mais a oeste da propriedade. Esta zona inclui linhas de água onde queremos intervir, promovendo a sua recuperação e valorização ecológica. Além disso, apresenta áreas aplanadas com boas condições de solo e humidade, adequadas para a criação de pequenos núcleos florestais com potencial de expansão futura. Atualmente, a vegetação é dominada por giestal, carqueja, urzes e tojos, intercalados com bolsas de regeneração natural de pinhal, cuja condução pode ajudar a diversificar o mosaico da paisagem. Existe ainda um pequeno povoamento de eucaliptos, cuja remoção será feita mais tarde, embora a sua reconversão vá sendo já planeada.

Ao centro a área de intervenção, vendo-se o giestal com grande densidade

Como parte desta estratégia, a próxima queima incidirá sobre uma área menor do que o habitual (cerca de 3 hectares), mas com um impacto relevante. Esta intervenção ajudará a facilitar o acesso às margens de uma das linhas de água, preparar a área aplanada para a instalação dos primeiros núcleos florestais e controlar a expansão do giestal, favorecendo uma maior diversidade de espécies arbustivas.

Área do próximo fogo controlado.

As faixas de contenção estão prontas, e estamos a ultimar os preparativos. Agora, ficamos dependentes da meteorologia, que ditará quando será possível avançar com a queima.

Faixas de contenção abertas

Não prometemos grande antecedência no aviso – normalmente só conseguimos confirmar que as condições são adequadas 2 a 3 dias antes - mas quem quiser juntar-se a nós, acompanhar o trabalho no terreno e discutir a utilização do fogo controlado na gestão desta propriedade, é bem-vindo. Para tal, pode contactar-nos através de montisacn@gmail.com, indicando o interesse e assim que tivermos mais informações, entraremos em contacto.

Comentários