"Moinhos de Vento" na Malveira

No dia 9 de fevereiro, a MONTIS recebeu na Malveira os caminheiros do Núcleo Moinhos de Vento, Região de Lisboa, do Corpo Nacional de Escutas.

Estes 45 voluntários participavam no projeto "Árvores de Esperança" e chegaram cheios de vontade de fazer a diferença nos 6,2 ha geridos pela MONTIS.

Ao longo do dia os participantes organizaram-se em diferentes grupos que alternaram entre 3 tarefas principais: remoção de troncos e material proveniente da queda das acácias secas (fruto de anteriores ações de descasque) que se encontravam dentro dos terrenos; controlo de invasoras, essencialmente por descasque; e plantação de espécies autóctones.

Procedemos ao descasque de um núcleo de acácia-negra e de outro de acácia-de-espigas, em zonas diferentes da propriedade.

Plantámos cerca de 155 árvores, que incluíram 58 plântulas de carvalho-alvarinho e carvalho-português, 40 de sobreiro, 21 de lentisco, 18 de medronheiro e 18 de pilriteiro, nas clareiras que se formaram graças às ações de descasque do último ano.

Houve também tempo para um pequeno passeio pela propriedade, troca de conhecimentos e experiências e muita confraternização. Agradecemos muito aos caminheiros por nos ajudarem a deixar a Malveira "um pouco melhor do que a encontrámos"!

Comentários