De Aveiro aos cogumelos, com muitas árvores pelo meio

Os últimos dias da Montis têm sido preenchidos e ficamos muito contentes por isso. 


Sexta-Feira, dia 17, em organização conjunta da Montis e do BCSD, decorreu em Aveiro o workshop "Conservação da Natureza em Terrenos Privados – Experiências e Oportunidades". Com várias apresentações distintas em redor da conservação da natureza, procurou-se discutir boas práticas através dos vários intervenientes com participação ativa da audiência. 

Na parte da tarde, visitámos o carvalhal da Montis em Vermilhas, Vouzela para conversarmos sobre modelos de gestão. 


Sábado, dia 18 e Domingo, dia 19, houve fim de semana voluntário no Baldio de Carvalhais. Em parceria com a VO.U, cerca de 30 pessoas participaram no voluntariado ao longo do fim de semana.


Com um primeiro dia dedicado à plantação de espécies autóctone, 750 árvores (desde carvalhos-negral e sobreiros a freixos, medronheiros, sabugueiros, entre outros) foram colocadas na área anteriormente intervencionada por fogo controlado.


Após a plantação, foi tempo de montar acampamento no Bioparque do Pisão e descansar para o próximo dia.


Porque o dia seguinte foi diferente. Foi dia de cuidar das árvores que já existem, mais concretamente de uma mancha com forte regeneração de pinheiro-bravo, na qual se procedeu à gestão de matos e promoção de crescimento vertical.


Por fim, na tarde de Domingo, ainda houve tempo para o Passeio dos Cogumelos. Desconfiados do que apareceria, caminhámos pela freguesia de Carvalhais acompanhados pelo Jorge Abílio e conseguimos apanhar vários cogumelos.


Felizes com a apanha, regressámos e fizemos a prova do trabalho árduo da tarde. Cozinhámos, comemos, conversámos sobre cogumelos, conversámos além dos cogumelos. Convivemos.


Este Sábado, dia 25, haverá novamente voluntariado no Baldio de Carvalhais. A Montis assegura a merenda (desta vez, em principio, sem cogumelos), ferramentas, material de proteção e seguro de acidentes pessoais. 

Para inscrições, contactar montisacn@gmail.com ou 926277545 (Luís Lopes)


Comentários