Falar claro

Raramente a Montis fala do que se faz internamente, mas neste caso achei que valia a pena agradecer à Cristina e fazer alguns comentários.
Fizemos, ontem e hoje, um curso muito intensivo para a equipa técnica da Montis, e mais algumas pessoas que quiseram e tinham possibilidade, sobre comunicação, com o apoio do Fundo Ambiental.
Não foi um curso sobre técnicas de marketing ou comunicação no sentido mais clássico - também precisamos disso, sem dúvida, a Montis desde o início que identificou as suas fragilidades do ponto de vista de comunicação - mas um curso que nos ajuda a ser mais claro a falar e escrever sobre assuntos complexos, como são normalmente os assuntos de ciência ou de conservação da natureza.
A Cristina Nobre Soares, que é engenheira florestal mas que há anos resolveu dedicar-se à escrita, desenvolveu cursos específicos para cientistas - não é o caso da equipa técnica da Montis, mas temos os mesmos problemas dos cientistas quando queremos falar daquilo que fazemos - que nos pareceram úteis e, depois de conversarmos um bocado, desenhou-se uma coisa à medida para nós.
O que nos interessa, antes de mais nada, é ser claros, é conseguir falar de forma compreensível sobre assuntos técnicos ligados à gestão do território, é tornar as discussões sobre conservação e gestão do território mais racionais, assentes em linguagem comum que nos permita fugir do jargão técnico e da manipulação emocional.
Vai ser preciso persistência e atenção para se ir criando uma cultura de comunicação assente em linguagem clara, por isso estamos à procura de oportunidades para repetir mais vezes este curso, com os nossos parceiros a quem isto pareça útil, porque não são apenas dois dias que nos vão permitir ser melhores nesta matéria, é um processo lento, com avanços e recuos.
Aos poucos, passo a passo, com trabalho e persistência, seremos capazes de ir melhorando e aumentando a transparência (sim, também passa pela clareza do que dizemos) da Montis.
Obrigado Cristina, e obrigado à equipa técnica da Montis pela disponibilidade e vontade.
henrique pereira dos santos

Comentários