Voluntariado Baldio de Carvalhais

No passado dia 7 de Março, realizou-se uma ação de voluntariado na propriedade de Baldio de Carvalhais, a maior propriedade (100ha de área) e a que mais recebe as variadas ações de gestão da Montis.


Grupo presente na atividade

Tendo este dia reunido as condições necessárias para decorrer de forma positiva, além dos 4 participantese e 3 LIFE Volunteer Escapes , foi possível acolher 2 voluntários especiais, estes de 4 patas, a Maggie e Quinnie.


Descida para a zona de plantações

Reunimo-nos no ponto de encontro e fizemos uma pequena caminhada em direção à zona estabelecida para a atividade deste dia, a execução de plantações de espécies autóctones, tais como Carvalhos alvarinho (Quercus robur), Castanheiros (Castanea sativa) e ainda Bétulas (Betula pubescens).

A área escolhida foi uma linha de água temporária, dentro da zona do 3º fogo controlado realizado em 11 Dezembro de 2018 e 7 de Janeiro de 2019, onde se verifica a regeneração de Salgueiros (Salix sp.), silvas (Rubus fruticosus sp.) e Tojo (Ulex sp.) entre outras espécies, com vigor. 


Área de plantações junto à linha de água

Devido ao elevado valor ecológico e com o objetivo de atingir a maior taxa de sobrevivência possível, escolhemos esta galeria ripícola para receber as plantações. Para além disso, caso o seu sucesso, estas poderão dispersar-se pela área do 3º fogo, possibilitando a conexão com as plantações efetuadas na área do 2º fogo controlado. Assim, proporcionando e acelerando uma reconversão ecológica que poderá aumentar a biodiversidade e resiliência do Baldio de Carvalhais.


Área de plantações 

Devido à densidade do silvado existente, primeiramente, foi necessário abrir espaço para plantar. No final do dia o resultado foi visível e gratificante, conseguindo executar um total de 82 plantações.

Quero deixar uma nota de agradecimento a todos os participantes pela presença, dedicação e ótima disposição.

Até breve!

João Soares



Comentários