Nova equipa em Cabril

Arrancámos esta semana com uma equipa de voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES em Cabril, Pampilhosa da Serra. 

Esta equipa estará focada na gestão diária das propriedades da MONTIS nesta região, mais especificamente, por enquanto, nas propriedades de Covões e Barroco Frio, em que começaremos a trabalhar para os objectivos de reconversão do eucaliptal do crowdfunding "Do eucaliptal até à mata".

Para já, é importante conhecermos bem o terreno, limites e acessos, e hoje focámos os esforços nesta tarefa. Apesar de a oeste haver caminhos que dão acesso ao interior destas propriedades, a distância para chegar aos mesmos é grande, bem como o declive acentuado. Estando os voluntários alojados na aldeia mais próxima: Cabril, e também para futuras logísticas de actividades, começámos a explorar novas possibilidades de acesso do lado Este das propriedades.

Recorremos ao Google Earthe de forma a perceber quais seriam os caminhos antigos que poderiam conduzir até a estas propriedades: 


Propriedades Covões e Barroco Frio delimitadas a branco. Caminho principal por estradão principal vindo de Cabril, cruza o rio Unhais e liga os dois lados Este e Oeste a laranja. Acesso a oeste das propriedades, a amarelo (linha grande). Potenciais caminhos de acesso a Este para as propriedades a verde, amarelo (linhas pequenas), roxo e laranja-claro.

 

Delineados os possíveis acessos, que aparecem nos mapeamentos de Google Earth, a tarefa para os próximos dias, é clara: descobrir quais destes caminhos têm potencial para ser abertos e funcionar como acesso fácil e rápido a estas propriedades.


Posteriormente teremos que nos preocupar com uma forma de atravessar o rio Unhais, para chegar às propriedades. Com sorte encontraremos por entre estes caminhos um ponte antiga.


Comentários