"Devagar que tenho pressa"

Não é a primeira vez que usamos este título para um post. Mas como se aplica a grande parte das decisões de gestão que a MONTIS toma, achamos que não fazia mal repetir.
Temos estado a fazer plantações no baldio de Carvalhais. Embora as plantações não sejam uma opção central de gestão para a MONTIS, a verdade é que temos plantado muitas árvores na sequência de compromissos que temos assumido com parceiros, compromissos esses que nos ajudam a financiar a associação. E embora as taxas de sucesso das nossas plantações sejam baixas, as árvores que ficam produzirão os seus efeitos a médio/ longo prazo.
Mas este post não é sobre plantações. É sobre aproveitar e potenciar o que a natureza já está a fazer sozinha. Na área do fogo controlado feito em 2018 no baldio de Carvalhais, há vários carvalhos dispersos em regeneração. Como já mostramos em posts anteriores, algumas destas árvores que arderam durante o fogo controlado perdendo a copa, têm ramos novos que já são do tamanho da árvore original que ardeu durante o fogo controlado de 2018. São carvalhos que variam em altura, oscilando entre os 2 e 4 metros de altura atualmente, crescimento correspondente a sensivelmente 3 anos.
É para nós central apoiar o desenvolvimento destas árvores. Se com intervenções simples e rápidas conseguirmos acelerar o crescimento destes carvalhos em um ou dois anos, no próximo fogo as árvores estarão melhor preparadas e mais resilientes à perturbação. É importante que estas árvores cresçam rapidamente e produzam bolota colmatando um dos principais problemas com que nos deparamos na gestão do baldio de Carvalhais: a falta de sementes.


Carvalho antes da intervenção


Carvalho após a intervenção

Nas últimas semanas, durante as plantações que estamos a fazer, aproveitamos para podar cada um dos carvalhos em regeneração que encontramos. Procuramos seleccionar as guias mais vigorosas e desramar as árvores para criar descontinuidade vertical de combustível. Estas ações ajudam-nos também a preparar estes carvalhos para o próximo fogo controlado, que irá acontecer nesta área na próxima época de outono/ inverno. 

Carvalho com cerca de 2,5 metros de altura, e o carvalho queimado no fogo controlado, com cerca de 5 metros.

Esperamos contar consigo para dar o seu contributo juntando-se a nós nas nossas ações de voluntariado.

Jóni Vieira e Hugo Barbosa

Comentários