O último do ano

No último voluntariado de 2021, fomos até ao baldio de Carvalhais com a V.OU pela Natureza, num fim-de-semana de voluntariado académico.

Estando na época de plantações de 2021/2022 e sendo esta a propriedade onde mais investimos na plantação de espécies autóctones devido ao baixo banco de sementes existente na área e de forma a criar sombra o mais rapidamente possível para controlar a vegetação arbustiva, dedicámos o primeiro dia de voluntariado à plantação.

Escolhemos uma das áreas anteriormente plantadas no início de 2021, pelos voluntários de longa duração do LIFE VOLUNTEER ESCAPES na zona do 1º fogo controlado da propriedade. Começámos por fazer a taxa de mortalidade das árvores anteriormente plantadas, contando as árvores mortas, vivas e incertas. Substituímos as árvores mortas por árvores vivas, plantando novas árvores e adensámos mais esta área com novas plantações.


As árvores plantadas foram financiadas pela empresa Catterpillar Financial Corporación Financiera. 


No dia seguinte, estivemos dedicados à abertura de uma faixa de proteção de plantações no baldio de Carvalhais. Em 2022, prevemos queimar pela segunda vez, conforme o plano de fogo controlado da MONTIS para esta propriedade, a zona queimada em 2018. No pós-fogo controlado de 2018, foram feitas intervenções na área aproveitando o novo espaço aberto, tais como plantações, sementeiras, estruturas de engenharia natural de forma a criar solo e zonas mais húmidas e condução da regeneração natural dos poucos carvalhos que se encontram nesta parte da propriedade. Este ano temos estado a avaliar a evolução desta parcela de forma a percebermos quais os trabalhos de gestão que poderão beneficiar de serem “protegidos” no próximo fogo controlado em 2022.


Decidiu-se por isso criar uma faixa de contenção de fogo controlado que irá prevenir a passagem do fogo pelo topo desta parcela de forma a proteger algumas das plantações feitas nesta área ao longo destes quatro anos e que são as que apresentam melhor taxa de sobrevivência. 



Dedicámos assim o último dia de voluntariado à abertura desta faixa que será terminada pelos voluntários de longa duração do Nature..com na MONTIS durante o próximo mês.

 



Obrigada à V.OU pela Natureza por se juntarem a nós mais uma vez e boas entradas para todos.



Comentários