Borboletas e pirilampos na Malveira

No passado fim-de-semana estivemos na Malveira para duas actividades de observação e registo de pirilampos e borboletas noturnas.

Na noite de 27 de Maio fizemos um passeio noturno para observação de pirilampos. Numa atividade que contou com 15 participantes, conseguimos observar vários pirilampos, machos e fêmeas, da espécie Luciola lusitanica.



Já na noite de 28 de Maio, fizemos um bioblitz de borboletas noturnas. Com a colaboração do especialista Helder Cardoso, conseguimos registar 45 borboletas noturnas de 32 espécies diferentes.


Destes registos destacam-se a ocorrência de 1 indivíduo da espécie Lygephila craccae , e a ocorrência de 2 indivíduos da espécie Hoplodrina octogenaria. A primeira por ser uma espécie geralmente pouco abundante, e as últimas por serem uma espécie que até à muito pouco tempo tinham o registo mais a sul na região da Batalha.


Lygephila craccae

Hoplodrina octogenaria


Aproveitamos também a tarde do dia 28 de Maio, para fazer controlo de algumas acácias da propriedade através do descasque, uma vez que estava a decorrer a Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal e Espanha. 




João Freitas


Comentários