Fim-de-semana da MONTIS: 25 e 26 de Março 2023

Nos dias 25 e 26 de Março de 2023 vamos celebrar o nono aniversário da MONTIS (criada a 23/03/2014), num fim-de-semana preenchido e dedicado aos sócios, que se quer de convívio, prestação de contas e atividades relacionadas com o mundo natural.

Neste Fim-de-semana da MONTIS, iremos realizar um passeio interpretativo à propriedade da Quinta das Lamas e a Assembleia Geral da associação, vamos também visitar a exposição de ecoarte "Expressão Natural" e realizar uma ação de plantação de árvores nativas e erradicação de flora invasora na Mata da Senhora do Castelo. Podem inscrever-se nas várias atividades nos formulários seguintes.

No Sábado, 25 de Março, começaremos por um passeio pela Ecopista do Vouga até à Quinta das Lamas. Esta é uma propriedade cuja gestão foi cedida à MONTIS através de um protocolo assinado em julho de 2022, e onde a MONTIS tem dedicado esforços ao combate de flora invasora. Com grandes manchas de austrália (Acacia melanoxylon), esta propriedade é um desafio que a MONTIS assumiu. Os participantes deste passeio terão oportunidade de observar o trabalho que tem sido desenvolvido no combate a estas invasoras e participar na discussão sobre formas de gerir esta propriedade. O passeio começará às 10h30, com ponto de encontro no terminal rodoviário de Vouzela, onde se encontra o novo escritório da MONTIS (40°43'23.6"N 8°06'33.2"W). As inscrições são gratuitas mas obrigatórias neste formulário.

Pelas 14h00, no Auditório Municipal de Vouzela, teremos a Assembleia Geral da MONTIS, para prestarmos contas aos sócios sobre o trabalho que realizámos em 2022 e discutirmos o que planeamos para 2023.

Após a Assembleia, os interessados poderão visitar a exposição de EcoArte "Expressão Natural" que estará patente, de 10 a 30 de Março, no Museu Municipal, na Biblioteca Municipal e no novo espaço da Associação Vouzelar, agora situado na Galeria Leituras (In)esperadas. A exposição consiste em obras de arte criadas com materiais reutilizados ou recolhidos da natureza, e resulta de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Entre outros, será possível observar as obras criadas com o material natural recolhido pelos alunos do 9º ano de Campia, numa ação de controlo de invasoras realizada com a MONTIS na Quinta das Lamas. Visita livre.

Já no Domingo, 26 de Março, vamos até à Mata da Senhora do Castelo, para uma ação de voluntariado e sensibilização, com plantação de árvores nativas, erradicação de invasoras e debate sobre a importância das árvores e da sua gestão. Esta atividade decorrerá em parceria com a Câmara Municipal de Vouzela e a associação Vouzelar, e contará ainda com a participação da associação Mata Sustentável.
A atividade tem encontro marcado para as 9h30 na Capela da Srª do Castelo (40°43'14.4"N 8°05'43.6"W). As inscrições são gratuitas mas obrigatórias neste formulário.

Inscrições/informações podem ser feitas/pedidas para: montis.atividades@gmail.com / 232 774 040 / formulários. Será necessário indicar:
- nome completo, data de nascimento e número de cartão de cidadão para efeitos de seguro.

Até lá!

Comentários