O programa do IPDJ do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas chegou ao fim. Pedimos aos voluntários para fazer um balanço da sua perspectiva destas duas últimas semanas e aqui segue o testemunho do Carlos Borralho:
"Nesta última semana do voluntariado continuámos o nosso trabalho no campo, descascando e arrancando acácias, controlando háqueas, abrindo caminhos, tanto para chegarmos a mais acácias quanto para termos melhor acessos a plantações de árvores nativas já existentes e até fizemos inventariação de espécies nativas de flora e de anfíbios.
Foi uma semana de muita aprendizagem que eu posso replicar na minha vida, sendo que fiquei a conhecer mais e melhor as espécies nativas e, também, espécies invasoras e como as controlar. Era através da plataforma iNaturalist que identificávamos as espécies nativas, como no vídeo abaixo, onde tento identificar uma espécie de flora:
Saindo de Deilão, bateu-me um sentimento de que iria ter saudades daquela pequena aldeia e das serras envolventes, pois apesar de terem uma paisagem diferente do meu Alentejo, não deixam de ser especiais na sua própria maneira."
Comentários
Enviar um comentário