10 anos da MONTIS em Conferência: “Colaborar para conservar”

De 10 a 12 de abril, a MONTIS organizou a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”, enquadrada na celebração dos 10 anos da associação.

No dia 12 de abril, a sessão "Colaborar para conservar", realizada no Instituto Politécnico de Viseu, teve início com a apresentação "Colaboração da EDP Produção" feita pelo André Soeiro, em representação da EDP Produção. O André começou por fazer um enquadramento da sustentabilidade da empresa, nomeadamente o caminho para a descarbonização e em particular das suas ambições para o futuro, incluindo como atingir o net zero até 2040. Mostrou também os projetos (ainda a pequena escala) que a EDP Produção inclui na sua estratégia para a sustentabilidade. Podem ver a apresentação aqui.

Filipa Capela, em representação da E-Redes, trouxe-nos a apresentação "Colaboração nas Faixas de Gestão de Combustível". A Filipa começou por apresentar os dois eixos do protocolo E-Redes / MONTIS: o eixo 1, focado na identificação e organização em clusters das faixas de gestão de combustível localizadas em Pampilhosa da Serra, e propostas correspondentes de proteção da biodiversidade; e os objetivos e resultados já obtidos do eixo 2, nomeadamente as ações de voluntariado dinamizadas pela MONTIS e os painéis informativos para um percurso turístico, também feitos em colaboração com a MONTIS. Podem ver a infografia apresentada aqui.

Mariana Dias, em representação da Plantar Uma Árvore, trouxe-nos a apresentação "Protocolos Plantar uma Árvore". A Mariana fez um enquadramento dos objetivos e projetos da associação, como programas de voluntariado, nacionais e internacionais, em diferentes formatos (curta e longa duração). Destacou que as ações ocorrem principalmente com o público urbano. De seguida, explicou a parceria entre a Plantar Uma Árvore e a MONTIS, que inclui o acolhimento de voluntários e o apoio à gestão no baldio de Carvalhais, e apresentou os resultados obtidos. Podem ver a apresentação aqui.

Tilmann Disselhoff e Mónica Vidal, em representação da Eurosite - The European Land Conservation Network, falaram-nos das "Redes de parceria". O Tillman começou por congratular a MONTIS pelos resultados conseguidos e por desejar sucesso à associação para o futuro, destacando que a MONTIS, desde o início do ano, integra a rede da Eurosite. De seguida, passou a palavra à Mónica. 


A Mónica explicou-nos o que é a Eurosite, nomeadamente o papel da rede em áreas como a advocacia e educação ambiental. De seguida, explicou de que forma a rede trabalha e os seus diferentes grupos temáticos. Também congratulou a MONTIS por ser a primeira associação portuguesa a integrar a rede, "colocando Portugal no mapa". Podem ver a apresentação aqui.


Renato Ferreira, em representação da Câmara Municipal de Torres Vedras falou-nos de "Parcerias LIFE". O Renato começou por fazer um enquadramento da ocupação do solo do município. Referiu o projeto LIFE ENPLC que integrou, onde teve o primeiro contacto com a MONTIS, entidade gestora desse projeto. Referiu o desafio para o município que é gerir terrenos degradados de proprietários particulares, em prol da conservação da natureza, e que a ambição é seguir o exemplo da MONTIS de adquirir terrenos para o restauro ecológico.


Anabela Dias, em representação da ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões, trouxe-nos a apresentação "Solidariedade Social". A Anabela começou por apresentar a associação, em particular os seus objetivos e motivação. De seguida falou-nos das várias atividades feitas em parceria com a MONTIS ao longo dos anos, incluindo durante o período da pandemia, mostrando registos fotográficos das diferentes equipas que foram colaborando. Podem ver a apresentação aqui.


João Ezequiel, em representação do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, trouxe-nos a apresentação "Comunicar e sensibilizar, para valorizar e proteger". O João falou-nos dos projetos recentes que o RAIZ tem levado a cabo, em particular com foco na biodiversidade das florestas, como o "floresta do saber". Podem ver a apresentação aqui.

Esta sessão permitiu aos participantes compreender melhor a importância de trabalhar em rede com outras entidades, de forma a obterem-se melhores resultados para a conservação da natureza. 

Se pretende também colaborar, para conservar, relembramos que a MONTIS tem neste momento uma campanha de crowdfunding a decorrer, "Nos cumpre tê-lo com cuidado", cujo objetivo é criar um fundo exclusivo para aquisição de novos terrenos. Para nos apoiar vá a https://ppl.pt/montis.

Continuaremos a relatar a conferência em publicações futuras (continuem desse lado).

Comentários