Dia mundial da biodiversidade a reconverter um eucaliptal


No dia 22 de maio, dia mundial da biodiversidade, voltámos à propriedade de Covões para dar continuidade aos trabalhos de controlo da rebentação dos eucaliptos. Este trabalho será continuado no Campo de Trabalho Internacional que decorrerá em julho. 

Ao longo deste dia, conseguimos eliminar a rebentação de 82 eucaliptos em cerca de 550 m2, maioritariamente através do arranque das varas. No entanto já foi necessário recorrer a tesouras e serrotes em alguns casos. 
Antes

Depois

As varas cortadas foram usadas para cobrir as toiças, reduzindo a incidência solar, o que, teoricamente, irá dificultar a ocorrência de nova rebentação e acelerar o processo de decomposição.


Além do controlo da rebentação dos eucaliptos também já procedemos à plantação de espécies nativas e colocação de estacas, previstas no plano de trabalhos do crowdfunding "Do eucaliptal até à mata". Podem ver um breve relatório aqui.

Relembramos que está a decorrer até dia 7 de junho a campanha de crowdfunding "Nos cumpre tê-lo com cuidado", cujo objetivo é criar um fundo exclusivo para aquisição de novos terrenos, possivelmente perto deste, expandindo a área de gestão. Quem quiser apoiar pode fazê-lo em https://ppl.pt/montis.

Comentários