No passado sábado, dia 8 de junho, decorreu o voluntariado mensal na propriedade de Aguada de Baixo. A atividade contou com a participação do Frederico, antigo voluntário da MONTIS no projeto Life Volunteer Escapes, e com o Yuri, atual estagiário da MONTIS.
A prioridade na gestão desta propriedade tem sido preservar o carvalhal e isso significa controlar as mimosas que vão invadindo a partir do terreno vizinho, que apresenta um acacial denso. Por isso, começámos o voluntariado mensal a controlar as mimosas que se encontravam no terreno, sendo a maioria delas pequenos rebentos de semente fáceis de arrancar. Apenas foi necessário descascar um indivíduo de maior porte.
Depois de controladas as mimosas, passámos para as podas dos carvalhos e sobreiros. A propriedade é composta maioritariamente por carvalhos e sobreiros de grande porte, com gramíneas e arbustos no subcoberto.
A maioria dos carvalhos nunca foi podada com seleção de uma vara principal, e por isso apresentam ainda duas ou três guias. A propriedade já tem muito ensombramento pelas copas, e por isso as guias secundárias são claramente mais fracas, estando em muitos casos a crescer na horizontal, em direção às aberturas de luz, e para cima de outros carvalhos. Decidimos apoiar este processo natural, cortando as guias secundárias. Existem também vários carvalhos e sobreiros com porte arbustivo, que podámos selecionando apenas uma guia.
Guia secundária a crescer na horizontal na direção do carvalho ao lado |
Depois de podado |
Depois de uma manhã de trabalho tivemos o almoço volante com a merenda típica da MONTIS, recheada com produtos regionais.
Com as energias recarregadas, voltámos ao trabalho para limpar a vegetação nos marcos que delimitam a propriedade.
Marco coberto por vegetação |
De seguida, cortámos e removemos uma acácia de grande porte, que tinha morrido e caído do terreno vizinho em 2023. Terminámos a atividade com mais algumas podas de carvalhos e sobreiros.
Antes |
Depois |
Obrigado ao Frederico e ao Yuri pelo apoio!
Bom trabalho!
ResponderEliminar