Um parque solar com plantas nativas

No passado dia 23 de novembro, apoiámos a Voltalia numa ação de plantação no parque solar fotovoltaico, em Antuzede, Coimbra.

Esta atividade de teambuilding, que contou com cerca de 35 participantes, está incluída na celebração do 19º aniversário da empresa, que reforçou assim o seu compromisso com a sustentabilidade.

Apesar do parque solar ter cerca de 17 ha, são várias as limitações de espaço para plantação, quer por causa do  ensombramento dos painéis solares, quer pelos vários cabos subterrâneos. Ainda assim, conseguimos plantar 45 árvores/ arbustos nativos, com o objetivo de criar uma barreira visual nos limites do parque e promover a cobertura do solo com espécies que irão dar frutos/bagas para a biodiversidade. Foram plantados:

  • 17 medronheiros (Arbutus unedo)
  • 15 murtas (Myrtus communis)
  • 13 pilriteiros (Crataegus monogyna)

De forma a alargar a sensibilização ambiental desta atividade para fora do parque solar, foram oferecidos sacos com sementes de azereiro, cerejeira-brava e pilriteiro que serão distribuídos pelos 300 colaboradores da empresa, e os participantes da atividade levaram para casa o seu próprio medronheiro em vaso.

Esperamos que esta atividade seja uma retoma da colaboração com a Voltalia, e que no futuro além das intervenções nos parques solares, seja também possível voltar a envolver a comunidade desta empresa na gestão dos terrenos da MONTIS.


Comentários