Entre os dias 12 e 27 de novembro, a MONTIS contou com o apoio de três jovens franceses, através de uma nova parceria com a associação francesa Parcours le Monde Grand Ouest, no âmbito do programa "My first Mobility".
Durante estes dias, a Ambre, o Félix e a Romane, estiveram a apoiar a MONTIS na execução do Modelo de Gestão das propriedades da EDP Produção, nas margens da albufeira de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra.
Foram 11 dias de trabalho divididos pelas várias tarefas de gestão, que permitiram:
- Controlar uma área de cerca de 240 m2 de acacial através do arranque
- Reduzir a carga combustível em cerca de 380 m2 através de podas e desbaste de pinhal
- Registar 17 espécies diferentes, em duas ações de registos de biodiversidade, em ambas as margens da albufeira, com recurso à aplicação INaturalist
- Plantar um total de 484 plantas de 12 espécies diferentes, para recuperar a galeria ripícola, criar um pomar, reconverter um eucaliptal e substituir área invadida por acácias:
- 101 carvalhiças (Quercus lusitanica)
- 100 medronheiros (Arbutus unedo)
- 68 castanheiros (Castanea sativa)
- 55 pilriteiros (Crataegus monogyna)
- 45 murtas (Myrtus communis)
- 23 amieiros (Alnus glutinosa)
- 20 folhados (Viburnum tinus)
- 20 adernos-de-folhas-estreitas (Phillyrrea angustifolia)
- 15 carvalhos-negral (Quercus pyrenaica)
- 14 aroeiras (Pistacia lentiscus)
- 13 abrunheiros (Prunus spinosa)
- 10 carvalhos-alvarinho (Quercus robur)
No final do período de voluntariado, tivemos a oportunidade de mostrar as intervenções realizadas na visita de campo que integrou o programa do colóquio "De hectare em hectare uma paisagem mais resiliente", que decorreu no dia 27 de novembro.
Além das ações de gestão no terreno, os voluntários apoiaram também a preparação de atividades de voluntariado, como a preparação de sacos de sementes e vasos de plantas para o voluntariado corporativo da Voltalia e a lavagem e organização das "loiças" que utilizámos em algumas das nossas atividades de voluntariado corporativo.
Durante estes dias, os voluntários foram orientados pela equipa técnica da MONTIS mas também pelo Frederico e o Miguel, participantes do fim-de-semana de voluntariado/ formação de monitores que decorreu nestes terrenos no início de Novembro.
Deixamos aqui o nosso agradecimento à Ambre, ao Felix, à Romane pela dedicação, empenho e simpatia que mostraram. Fica aqui o registo em vídeo, feito por eles, sobre o período de voluntariado na MONTIS.
Agradecemos também ao Frederico e ao Miguel pelo apoio na coordenação dos voluntários.
E ainda um agradecimento à freguesia de Cabril, representada pelo Sr. Carlos, que nos apoiou com o alojamento durantes estes dias.
Comentários
Enviar um comentário