No passado sábado, dia 10 de maio, oito voluntários da MONTIS regressaram à propriedade na Malveira, no âmbito da Semana Europeia das Invasoras, para pôr as mãos na natureza e dar continuidade à gestão de espécies de flora invasoras.
A manhã começou com a promessa de uma iguaria local — para acalmar eventuais quebras de energia ou, simplesmente, por gulodice.
Motivados por este incentivo, os participantes dedicaram-se ao descasque e arranque de acácias localizadas nas imediações das zonas anteriormente intervencionadas.
Acácias descascadas |
O objetivo destas ações é promover a regeneração da floresta nativa, através da eliminação de plantas invasoras que comprometem o equilíbrio ecológico local. Após o descasque, as acácias secarão naturalmente e, numa fase posterior, poderão ser cortadas.
Estas metodologias criam as condições necessárias para a plantação de novas árvores e arbustos nativos, contribuindo assim para a restauração da biodiversidade e para a melhoria do ecossistema da zona.
Junto das acácias já descascadas e quase secas, foi possível observar algumas das plantações realizadas numa ação de voluntariado anterior — sinais promissores do impacto positivo do trabalho contínuo.
Plantações anteriores |
Já saciados de trabalho "leve", os voluntários decidiram enfrentar a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), outra planta invasora que se encontrava mais abaixo na propriedade e que representa também uma séria ameaça ao ecossistema.
O antes e o depois da luta à erva-das-pampas |
Para terminar o dia em beleza, todos puderam saborear as célebres trouxas da Malveira. Infelizmente, não há registo fotográfico do momento — todos tinham as mãos ocupadas!
Mariana Lopes
Comentários
Enviar um comentário