No passado dia 28 de junho a MONTIS realizou o seu passeio mensal pelas margens do rio Mau e antigas infraestruturas mineiras do Braçal, no concelho de Sever do Vouga. A caminhada foi realizada numa propriedade da The Navigator Company, associada a um protocolo celebrado entre a MONTIS e esta corporação. Importa referir que, também no âmbito desse protocolo, a MONTIS irá contribuir com orientações de gestão para as margens do rio Mau.
O percurso iniciou-se por estradões de terra batida e os primeiros pontos de interesse por onde passámos foram as ruínas dos edifícios onde em tempos ocorrera a transformação do minério e a cascata do Braçal (que, também em tempos, alimentava uma levada que gerava energia mecânica para um moinho). Atualmente as infraestruturas estão totalmente tomadas pela natureza.
Seguimos depois por um percurso pedonal na margem contrária aquela em que começámos. Nesta margem os valores naturais são superiores e estão em melhor estado de conservação. Esta parte do percurso terminou numa zona onde foi possível os participantes verem e sentirem o fresquinho das bocas e chaminés das galerias mineiras.
A última parte do percurso foi por um trilho pedonal não "formal" e adjacente à margem do rio. Neste troço os valores naturais são muito interessantes e estão num estado de conservação muito satisfatório, até mesmo raro para a região.
Ao longo do percurso identificámos muitas espécies interessantes de fauna e flora (alguma das quais se podem ver na seguinte fotografia) e é bem visível a quantidade de regeneração natural e de indivíduos adultos de avelaneira, castanheiro e espécies ripícolas.
1 – Floresta ripícola madura de amieiro (Alnus glutinosa), salgueiro (Salix atroxinera), castanheiro (Castanea sativa), avelaneira (Corylus avellana) e carvalho alvarinho (Quercus robur). 2 – Esfínge-da-Eufórbia (Hyles euphorbiae). 3 – Azevinho espontâneo (Ilex aquifolium). 4 – Vaquinha (Dorcus parallelipipedus). 5 – Gilbardeira (Ruscus aeculeatus). 6 – Vespa mamute (Megascolia maculata) |
Comentários
Enviar um comentário