No passado dia 11 de outubro a MONTIS realizou o voluntariado mensal na propriedade de Santa Margarida, freguesia de Tortosendo, concelho da Covilhã.
A atividade consistiu no controlo de Acacia dealbata (mimosa), sobretudo recorrendo à metodologia de descasque, mas também à metodologia de arranque manual no caso de indivíduos mais finos.
Esta atividade contou com a participação de um membro da equipa técnica da MONTIS, três voluntárias de longa duração do projeto NaturKultur e ainda três participantes externos que quiseram juntar-se À MONTIS nesta atividade
Os resultados desta atividade são bem visíveis, contando com o controlo de cerca de 1 600 metros quadrados correspondentes à área total de uma das manchas e ainda com o controlo de alguns indivíduos de Acacia dealbata localizados perifericamente numa das outras manchas invadidas da propriedade. Também foram feitos alguns registos de biodiversidade através da plataforma iNaturalist no projeto da MONTIS.
A fase de controlo é uma das etapas da gestão de espécies invasoras. Para a época de plantação, que agora se inicia, preconizámos a plantação de um buffer de plantas nativas em redor da área controlada como metodologia de contenção da invasão por ensombramento.
Comentários
Enviar um comentário